Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente (Esthefane) - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 05/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil contemporâneo, o lixo têxtil é uma ameaça ao meio ambiente, pois seus resíduos causam prejuízos ao meio ambiente (Apresente um exemplo). Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação que possui como causas a negligência governamental e a falta de consciência da população (Muito bem. Formulou a tese). Desse modo, faz-se necessário intervenções para a reversibilidade da problemática. (Melhore a contextualização do tema)

Deve- se pontuar, de início, que a falta de legislação configura-se como um grave empecilho no que diz respeito ao lixo têxtil na atmosfera. Segundo Umberto Eco (Dois pontos) “Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável”. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna explicitada pela falta de uma lei no que diz respeito às questões ambientais em que os resíduos das empresas de tecidos deixam (Melhore a apresentação dessa discussão). A falta de regulamentação adequada faz com que as empresas liberem um tamanho absurdo de lixo têxtil, tal qual prejudica o meio ambiente (Melhore a apresentação dessa discussão), visto que é importante a atuação de políticas públicas (Especifique-as)  em relação ao enxurro proveniente das empresas para, assim, passar a não ser uma ameaça ao meio ambiente.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de consciência da sociedade em relação aos lixos produzidos (Vírgula) os quais trazem consequências para a atmosfera que são irreparáveis. De acordo com a Abrapel ( Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas), o Brasil produz 79 milhões de toneladas de lixo, o qual não é descartado corretamente, acarretando uma série de problemas para o meio ambiente (Explore mais essa discussão). O escoalho que é produzido pela população por meio de empresas têxteis não são devidamente coletados (Vírgula) o que faz com que a sua degradação aconteça de forma lenta e, com isso (Vírgula) é mais um dano à camada de ar que envolve o planeta.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna- se necessário a adoção de medidas para solucionar o impasse. Para isso, o governo federal- órgão responsável pela administração dos interesses públicos no Brasil- juntamente com o plenário, deve instituir uma lei de proteção ambiental referente às consequências advindas do lixo têxtil produzindo produzido, por meio das mídias digitais alertar dos prejuízos que toda essa choldra mal coletada e, também (Vírgula) produzida traz ao ambiente, a fim de que o lixo têxtil não seja uma ameaça e tenha um meio ambiente livre de resíduos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200