Problemas devido ao acúmulo de lixo têxtil - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 05/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, com a grande produção de roupas e tecidos, o Planeta vem sofrendo muito com o lixo têxtil, que de fato está causando muitos impactos ambientais, (Sem vírgula) não só na água, como também no solo. Devido a grande falta de reaproveitamento (Vírgula) os quais foram citados anteriormente (Melhore a progressão de ideias), uma grande quantidade de CO2 é lançada na atmosfera, e posteriormente gerando o aquecimento global. Desse modo, torna-se necessário analisar essa problemática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Com o aumento da temperatura, causada pela queima de tecidos, grande parte das gelerias  geleiras estão derretendo, e comprometendo a vida de várias espécies de animais, como ursos polares, pinguins, e diversos tipos de aves, que dependem desse ambiente para sobreviver (Melhore a apresentação dessa discussão). Medições feitas por satélites mostram que o derretimento das geleiras está ocorrendo muito mais rápido do que em períodos anteriores. De acordo com estimativas, a perda do gelo e neve já é cerca de 31% maior do que era 15 anos antes em todas as geleiras do mundo.

(Melhore a estratégia coesiva) Nessa mesma respectiva perspectiva, a poluição do solo não deixa de ser um problema, grande parte desses tecidos demoram cerca de 100 a 300 anos para para se decompor, são destinados aos aterros sanitários, causando acumulações  acúmulos a cada tonelada jogada por ano e trazendo vários transtornos para a população, como (Vírgula) por exemplo, a contaminação do solo, consumo de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é necessário que medidas sejam aplicadas para diminuir a produção do lixo têxtil, (Ponto final) além disso Sendo assim o Ministério do Meio Ambiente, junto ao Ministério Público (Vírgula) devem criar projetos, no qual incentivem a reutilização de matérias-primas, além de incentivar empresas a partir de palestras, na qual irá produzir tecidos que possam durar mais tempo, e também um meio de reutilização dessas roupas, para que a natureza não seja prejudicada por tal prática, e evitando desperdício. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200