Ganância e consumismo: desafios reais ao futuro - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 04/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo tem-se noticiado recentemente, os resíduos oriundos das indústrias têxteis e do descarte de roupas usadas estão sendo levados sem preocupação ambiental a áreas longínquas e pobres do globo (Especifique-os). Com efeito, são crescentes os alertas de ambientalistas quanto às nocivas consequências ecológicas dessa prática. Assim, é importante ter em mente que a busca incessante por lucros, combinada com um consumismo acelerado, faz do ramo têxtil uma verdadeira ameaça ao futuro do meio ambiente. (Muito bem. Formulou a tese)

Mormente, são múltiplos os efeitos danosos do descarte irregular desses produtos, em especial para as localidades de destinação final. Desse modo, uma ampla gama de compostos químicos não biodegradáveis contidos nas peças se infiltra nos lençóis freáticos, por intermédio das chuvas e outras intempéries, e os contaminam. Ademais, as montanhas de resíduos acumuladas afetam diretamente o equilíbrio dos ecossistemas locais e a sobrevivência das espécies, haja vista serem produtos estranhos à flora e à fauna. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Alimentando esse processo, está a cadeia têxtil (abrangendo desde as manufaturas às lojas revendedoras) que, a fim de se manter competitiva e extrair o máximo de lucros, exime-se se exime das responsabilidades ambientais inerentes ao ramo (Essa discussão precisa ser mais explorada). Nesse sentido, estabelecem agressivas estratégias de publicidade que estimulam o consumismo desenfreado do mercado da moda. Por sua vez, os clientes, ao aceitarem bovinamente o discurso da sustentabilidade proferido pelas empresas, ignoram as consequências desastrosas de seu consumo excessivo e se tornam parceiros ativos do processo de degradação ecológica. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do exposto, é mister que o Poder Público intervenha, estabelecendo regramentos mais rígidos para o setor têxtil e fomentando o debate público acerca do consumo consciente e sustentável pela população. Com isso, será possível interromper o arriscado ciclo descrito que submete a qualidade e o futuro do meio ambiente aos interesses do capital. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200