Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 04/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há milhares de lixos espalhados pelo mundo todo, lixos que demoram 20 anos para se decompor. Vários tecidos jogados ao ar livre, (Sem vírgula) viram montanhas em algumas regiões que com ao passar do tempo só aumentam, gerando diversos problemas ao meio ambiente como o aumento da emissão de carbono para a atmosfera e sendo levado diretamente para os oceanos. Várias empresas criam tecidos compostos de matérias que demoram até quatro séculos para se decompor, diferente da marca de roupa “C&A”, que começou a usar tecidos orgânicos, não causando tanto impacto ao meio ambiente. De acordo com pesquisas, o Sebrae revelou que 20% dos resíduos têxteis do Brasil não vão parar nos lixões ou são incinerados, enquanto 80% não são reciclados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

O acúmulo de tecidos em algumas regiões pode ocasionar sérios problemas de saúde, principalmente para moradores próximo às regiões como  com crianças e idosos, sendo um risco pois, (Sem vírgula) pode surgir doenças respiratórias, e gerando um grande desiquilíbrio ambiental, pois o aumento acumulativo de tecidos, (Sem vírgula) aumenta a emissão de gás carbônico, assim, destruindo a camada de ozônio da atmosfera, aquela que protege o planeta de raios ultra violeta ultravioleta, ocasionando também o aquecimento global. (Evite um parágrafo frasal. Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Este problema afeta também os oceanos, que acaba absorvendo parte do gás, culminando na acidificação da água. Além disso, o CO2 tem a capacidade de reter calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura e o calor acaba derretendo as geleiras, que aumenta o nível da água e atrapalha a vida de inúmeras espécies de animais, como pinguins, ursos polares e aves de diferentes espécies, que dependem desse ambiente para sobreviverem. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Diante desta problemática, as empresas devem se conscientizar e criar roupas ecológicas, com tecidos orgânicos, feitas de materiais como soja, assim não agredindo tanto o meio ambiente. O Estado deve investir em ambientes de reciclagem adequado para os tecidos, em consideração as altas taxas de impostos dada a sociedade. As escolas devem ornamentar reuniões e palestras para pais e alunos para conscientizar sobre os fatores ruins dos acúmulos de lixos. As comunidades que moram próximos as regiões de acúmulo de tecidos devem reivindicar pelos seus direitos em relação à saúde e moradia, direcionando o problema para o Estado. Como diz Autor Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.” (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200