[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 04/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para Bauman, sociólogo polônes, a sociedade de consumo pode ser entendida como um tipo de sociedade que promove e reforça um estilo de vida consumista. Dentro dessa lógica de consumo, está intrínseca a problemática acerca da produção de lixo têxtil e suas consequências para com o meio ambiente. Dessa forma, os impactos desse lixo à natureza podem ser explicados pela forma de produção em que estão inseridos, bem como, (Sem vírgula) pelo descarte irregular desses produtos. (Muito bem. Formulou a tese)

A indústria da moda faz parte da lógica da sociedade de consumo na produção capitalista, que remonta ao século XX. Esse modelo de produção contribui assiduamente para o grande número de acúmulo de lixo. Isso porque, na sociedade de consumo atual, onde o consumismo exagerado é tido como principal característica, rapidamente surgem novas modas e novos modelos (Vírgula) e consequentemente a necessidade de maior produção de diversas novas peças, sem se preocupar com a obtenção de matéria- prima para a fabricação, como também com o caminho a ser tomado por aquelas já existentes. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo dados do Sebrae, apenas 20% dos resíduos têxteis são reciclados no Brasil, ou seja, em sua grande maioria, o descarte de produtos pertencentes à indústria da moda, que possuem em suas composições materiais que levam centenas de anos para se decompor, é feito de maneira irregular (Melhore a apresentação dessa discussão). Por consequência, produtos que deveriam passar por tratamento correto acabam por acumular-se, tornando-se toneladas em lixões e até mesmo tendo como destino oceanos, gerando grandes níveis de poluição ao ambiente. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, faz-se necessário, (Sem vírgula) não apenas a adoção de políticas sociais que busquem adotar formas de tratamento correto do lixo têxtil, mas também a conscientização da população de modo geral, para um consumo consciente e responsável, visando não apenas a aquisição de produtos, mas também adesão de práticas sustentáveis, para que se possa ser extinta a ameaça desse tipo de lixo ao meio ambiente. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200