resíduos e suas consequências ambientais - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 04/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O saneamento básico é um tema, (Sem vírgula) que no Brasil, (Sem vírgula) é recente (Vírgula) com cerca de 100 anos de estudos. Por esse ângulo, as estratégias para a coleta e tratamento de resíduos não possuem, no Brasil, tecnologias avançadas. Dessa forma, investir em tecnologia na área de saneamento básico é fundamental para a redução dos impactos ambientais decorrentes da enorme produção de resíduos. (O texto foi contextualizado de modo tangencial. Reformule)

Primeiramente, debater acerca dos impactos ambientais causados pelo lixo têxtil é de extrema importância para compreender o grau de responsabilidade dos cidadãos perante suas ações. Os impactos variam desde a escassez de recursos naturais até doenças oriundas da toxidade gerada pelos resíduos. Isto é, com o desmatamento de recursos naturais, alguns animais perdem seu habitat natural, há o aumento, consequentemente, de pragas e aparições de animais silvestres nos centros urbanos. Como consequência, a população urbana, que concentra a maior parte da população humana, sofre com enfermidades que podem causar danos irreversíveis como câncer, doenças parasitárias e redução da expectativa de vida. (A discussão foi desenvolvida de forma "geral")

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, diante dessa problemática, dissertar sobre o capitalismo é de suma relevância para a construção de políticas mais responsáveis com a cidadania. Isso porque o aumento do lixo têxtil tem como fundação o consumo, onde os indivíduos são orientados em  a comprar cada vez mais produtos de luxos, abrindo, desse modo, o aumento dos problemas sociais. As pessoas dentro do sistema capitalista não são estimuladas a reciclar, a poupar os recursos naturais ou menos parar de comprar produtos desnecessários. Além disso, as indústrias, principais responsáveis pelo o aumento de resíduos, não se preocupam com o meio ambiente e pouco com a qualidade de vida da população, o que caracteriza o ciclo do consumismo estabelecido pelo capitalismo. (Delimite e explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível políticas públicas para combater a problemática enfrentada. De acordo com alguns autores (Vírgula) a diminuição da produção de resíduos é a melhor forma de tratar o lixo têxtil. Sendo assim, é necessário que as indústrias, responsáveis pela produção do material têxtil, por meio da fiscalização do Ministério da Agricultura (MAPA), diminuam os insumos utilizados para a fabricação de produtos. É preciso também o incentivo de políticas para a reciclagem orientados aos cidadãos, incentivando o aumento de tecnologias para solucionar a problemática enfrentada. 

Comentários do corretor


Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200