[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 03/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os polos industriais têxteis são importantes. Isso porque os tecidos são fundamentais, trazem conforto, proteção, e segurança, (Ponto final) Porém, não deixam de ser uma grande ameaça para o meio ambiente.. (Uso inadequado da pontução. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

No Brasil existem grandes polos de indústria têxtil, como de Itajaí, na região sul, do Agreste pernambucano e do Ceará. São milhões de toneladas de produção de roupas, tapetes, colchas, entre outros (Apresente dados). Da mesma forma, são produzidos toneladas de lixo têxtil, que não têm destino adequado e eficiente para evitar a ameaça ao meio ambiente. Mesmo com trabalhos de cooperativas que promovem o reaproveitamento de tecidos, ainda assim é insuficiente. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, não somente no Brasil sofre com os lixos têxteis, mas em Gana (Vírgula) na África, o Deserto de Atacama e o Chile, por exemplos, existem toneladas de roupas velhas e trapos empilhados formando montes de lixo tóxico no ambiente, uma vez que esse tipo de lixo libera boa parte de gás carbônico na atmosfera. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Desenvolva a sigla) aponta que no Brasil há cerca de 170 mil toneladas de lixo advindo da indústria têxtil e que 40% desse lixo é descartado incorretamente (Vírgula) levando alto índice de impacto ambiental. (Evite um parágrafo frasal) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, ações urgentes e relevantes são necessárias. Uma ação relevante seria uma logística mais assertiva por parte das indústrias evitando o desperdício de tecidos, não menos importante, campanha de reciclagem e reutilização de tecidos para comunidade entorno da fábrica, bem como políticas públicas para o descarte correto e eficiente, como por exemplo, a incineração do lixo com filtragem para os gases produzidos. Sabe-se que é um grande desafio para o setor têxtil diminuir seus lixos, porém necessário para que todos possam viver em harmonia com o meio ambiente. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200