[Sem título] - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 03/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro." De maneira análoga a isso, o lixo têxtil é sim uma ameaça ao meio ambiente. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a importância de doações de roupas e de cuidarmos da natureza (e meio ambiente). (Melhore a contextualização do tema) 

Em primeira análise, evidencia-se a importância de doações de roupas. Sob essa ótica, cerca de 80% dos resíduos têxtis dos brasileiros vão parar nos lixões ou são incinerados (Apresente a fonte da informação). Dessa forma, apenas cerca de 20% são reciclados (Vírgula) o que é uma porcentagem muito baixa, até porque mais da metade dos resíduos são descartados de forma indevidas. Anualmente, são descartados 170 mil toneladas de peças têxtis aqui no Brasil (Vírgula) o que lamentável. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que isso acaba afetando a natureza junto com o meio ambiente. Desse modo "Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo." (Melhore a construção dessa ideia) Consoante a isso, nós somos e fazemos parte da natureza, se nós não preservarmos e amá-la a mesma, nós definitivamente não estaremos preservando e muito menos cuidando de nós mesmos. É notável a importância de cuidarmos de "nós mesmos", assim estaremos claramente cuidando de tudo. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o desperdício de lixo têxtil e amenizar os impactos do mesmo na natureza. Dessa maneira (Vírgula) cabe ao Ministério do Meio Ambiente, (Sem vírgula) fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a importância de doações de roupas e os impactos que podem ser causados a nós mesmos caso desperdiçarmos de maneira indevidas, por meio de palestras que alertem o perigo que nós causamos à própria natureza. Somente assim, o homem perceberá que não poderá se alimentar de dinheiro. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200