os delirios de consumo - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 02/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme, (Sem vírgula) ‘’ Os delírios de consumo de Becky Bloom", produzido na década de 2000, a protagonista sofre de um problema muito comum na atualidade contemporânea, o consumismo exacerbado de roupas, ou seja, compras compulsivas e sem necessidade. Fora dos cenários cinematográficos a compulsividade de compras de roupas assolam diversos grupos sociais, o quais geram um grande acúmulo, desperdício e descartes inapropriados dessas peças. No mais, esses aspectos afetam diretamente o meio ambiente, uma vez que os resíduos têxteis crescem de forma análoga a tal consumismo. Portanto, é importante ressaltar a discussão desses aspectos que infringem vigorosamente o meio ambiente. (Formule a tese com mais clareza) 

Em primeiro plano, vale ressaltar o uso inapropriado das propagandas utilizadas pelas indústrias de moda, que usam mecanismo de falsa necessidade para atrair seus consumidores, de modo que sintam uma obrigatoriedade de consumir suas peças apenas por prazer pessoal e para estarem em tendências. (Truncamento) E não alertam sobre o mal que o consumo exagerado pode impactar no meio ambiente a longo prazo, como o descarte impróprio o qual é conduzido aos aterros que contribuem na emissão de CO2 na atmosfera causando o chamado: efeito estufa. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a escassez de ações governamentais diante desse cenário contribui para o aumento efetivo dessa causa no meio ambiente. Posto que resíduos têxteis produzidos, descartados inapropriadamente e demasiadamente, também pelas indústrias, não possuem nenhuma fiscalização e normas que regulamentam o assunto. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de diminuir os resíduos têxtis é necessário que o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável pela proteção do meio ambiente- faça fiscalizações e obtenha uma parcela de controle da quantidade de toneladas descartadas, fornecendo multas a serem pagas pelas empresas que atingirem maior porcentagem de descarte visto á a sua produção. Também, a exibição de propagandas que demonstrem os impactos que o consumismo pode trazer ao meio ambiente devem ser fundamentais para fins de conscientização coletiva. Assim, as consequências causadas pelos resíduos têxtis serão amenizadas. (Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200