Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 02/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Filosofia, os primeiros filósofos da Grécia Antiga tinham como objeto de estudo a natureza. Entretanto, é nítido que, com o passar dos séculos, o meio ambiente está em ameaça por causa da mão humana. Diante disso, um dos principais causadores de alerta vermelho é o lixo têxtil, pois tais resíduos estão sendo descartados indevidamente e a negligência de uma conscientização nas indústrias têxteis são mazelas que impactam negativamente na proteção da ecologia. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeira análise, é comum, infelizmente, vermos resíduos em vários ecossistemas diferentes que afetam plantas e animais, por exemplo. Segundo a Revista Marie Claire, o lixo têxtil não tem reciclagem ou reaproveitamento, logo, as praias e os lixões se tornam os principais destinos de descarte (Essa discussão precisa ser mais explorada). Nesse contexto, é fundamental uma mudança para mitigar impactos maiores no meio ambiente com o fito de diminuir tais perigos. Consoante ao Artigo 225 (Especifique-o), é dito que o meio ambiente é um dos direitos fundamentais e deve ser preservado.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é nítido que as fábricas têxteis costumam negligenciar o quão perigoso é o descarte do lixo têxtil. Em conformidade com isso, o blog Máfia do Mergulho postou uma pesquisa que mostra estudos prevendo um aumento de 25% das emissões de carbono do planeta até 2050 por culpa da indústria da moda. Logo, é imprescindível se libertar da ignorância para beneficiar a si próprio com o intuito de decair esse entrave tão arcaico, buscando assim um destino sustentável para resíduos têxteis. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a ameaça da fábrica têxtil é maléfica e contribui para o retrocesso da natureza. Dessa maneira, o Ministério do Meio Ambiente deve, por meio de assembleias constituintes, implementar leis que busquem otimizar o descarte do lixo têxtil para evitar efeitos negativos maiores ao reivindicar novos meios de descarte sustentáveis para todas as indústrias, principalmente as têxteis. Além disso, os veículos de comunicação devem, ao divulgar em quaisquer meios de compartilhamento, buscar a conscientização das fábricas têxteis e da população de modo geral com o propósito de regularizar os meios de descarte, mostrando assim as previsões para o futuro caso tais hábitos irregulares continuem. Em síntese, o aumento da preservação ao meio ambiente terá uma grande elevação positiva com tais mudanças. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200