O Perigo ao Meio Ambiente Devido Descarte Incorreto de Resíduos Têxteis - Banco de redações


Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Enviada em: 02/03/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil Colônia, junto com os portugueses, vieram também as mais diversas vestimentas da época. A moda europeia apresentava enormes diferenças com os trajes utilizados aqui na Colônia; quanto mais adornado o tecido, maior o status social. Nos tempos atuais a moda mudou, mas você sabe como são descartados os pedaços de tecido que não são utilizados pelas indústrias têxteis na fabricação de uma peça de roupa? (Melhore a contextualização do tema) 

De acordo com a Prefeitura de São Paulo são produzidos em nosso país cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente, dos quais 40% têm seu devido descarte. Mas o que acontece com os outros 60%? Eles sofrerem um descarte indevido, isto é, são levados a lixões ou queimados. Nesses dois exemplos os tecidos poderão prejudicar o meio ambiente, tendo em vista que, mesmo ele sendo de algodão, poderá levar mais de duzentos anos para se decompor (Melhore a apresentação dessa discussão). Alguns ainda utilizam petróleo em sua composição e, na hora da queima, podem liberar gases poluentes na atmosfera. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o descarte correto de tecidos é crucial para o bem-estar do planeta. Nos dias de hoje existem meios para fazê-lo sem prejudicar a Terra, como a reciclagem e o descarte ecológico, onde  em que se leva o produto a empresas especializadas; e a doação, a qual os resíduos serão levados a ONGs (Desenvolva a sigla) que utilizarão os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) para criação de artesanatos, por exemplo. (Apresentou apenas um esboço da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200