No Brasil (Vírgula) um grave problema social e que tem baixa visibilidade é a falta do registro civil, o primeiro e mais importante documento de uma pessoa, este por fim é emitido pelos cartórios de registros civis, responsável em anotar os principais atos civis: o nascimento, casamento e o falecimento. (Parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
A ausência desse documento essencial, (Sem vírgula) impede que a pessoa, (Sem vírgula) seja reconhecida como cidadã e tenha acesso aos seus direitos e deveres, como educação, saúde, benefícios sociais, votar, entre outros. (Abordagem limitada)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse quadro em que são estimados, por pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, mais de 3 milhões de brasileiros, não possuem certidão de nascimento, esse fato agrava consideravelmente a desigualdade e a pobreza em nosso país que atualmente enfrenta uma pandemia provocada pela contaminação do coranavírus (covid-19) que trouxe sérias consequências, tanto na saúde, quanto na economia, e uma das soluções do governo para ajudar as pessoas mais vulneráveis, classe a qual , (Sem vírgula) as pessoas sem registro civil se encaixam (Vírgula) foi o auxílio emergencial, benefício concedido pelo governo federal e para acessá-lo é necessário ter posse dos documentos pessoais, como carteira de identidade e o cadastro da pessoa física que são originados a partir da certidão de nascimento. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo, através do Ministério da Cidadania em parceira com Estados e Municípios (Vírgula) invistam em projetos que promovam campanhas para emissão da certidão de nascimento das pessoas no país, erradicando de maneira eficaz a "invisibilidade" de milhões de brasileiros. (Parágrafo frasal. Proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |