Parafraseando a colunista e escritora brasileira Eliane Brum, a democratização do acesso ao registro civil denota responsabilidade do Estado em garantir o cumprimento das normativas constitucionais do país e, assim, permitir visibilidade cidadã ao indivíduo. Dessa forma, essa discussão diz respeito a atual situação de muitos brasileiros, os quais não possuem certidão de nascimento e outros documentos para existir como cidadão digno. Em vista disso, é imprescindível haver a construção organizacional categorizada por ações governamentais efetivas, a fim de eliminar a noção de abandono civil e do descaso social. (Formule a tese)
Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como o abandono civil impõe um cenário de desigualdade social, na qual a população mais vulnerável socioeconomicamente sofre com inúmeras negativas, tais como: desemprego, falta de oportunidades, educação precária e até ausente, moradores de regiões interioranas distantes e transporte público demorado. Essas problemáticas desenvolvem um sentimento de abandono diante do poder público, pois reflete a condição injusta de muitos brasileiros sem registro civil, os quais deixam de ir até aos órgãos especializadas e, assim, registrar-se dignamente, para buscar trabalho ou algum meio de subsistência pela qual agregue sobrevivência, tal qual acontece nas escolas, muitas vezes, a evasão persiste devido à necessite necessidade da criança ou adolescente ajudar “dentro de casa”. (Delimite e explore com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se que esse desequilíbrio perpetua um descaso social, seja pela falta dos agentes governamentais desenvolverem políticas públicas mais enérgicas frente ao impasse da invisibilidade de vários indivíduos ou, também, porque há uma corrupção estrutural, da qual indiretamente impacta todo o sistema organizacional e administrativo do Brasil. Então, às vezes, não falta conscientização em propor medidas efetivas, mas carece de sensibilidade e, acima de tudo, caráter, para entregar registros civis à população desconhecida e marginalizada. Logo, é importante enfatizar a fala do sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall, ao afirmar: “cidadania é a conquista de direitos sociais, políticos e cívicos”. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o problema temático é equacionado pela carência assistencialista efetiva e por existirem políticas públicas deficientes. Sendo assim, é dever do Ministério da Cidadania, órgão de caráter inclusivo e perpetuador de estudos sociais da nação, (Muito bem. Apresentou detalhamento da proposta) propor, junto ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, por existir em muitas localidades e até interiores distantes, uma função a mais – emitir registro civil. Além de possibilitar a cidadania, vai criar visibilidade e um país democraticamente correto. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |