A PATRIÁ VIRA AS COSTAS PARA SEUS FILHOS. (Há espaço destinado ao título)
A desigualdade, no Brasil, atualmente, é algo que assola a nossa nação, (Ponto final) Infelizmente, as riquezas se concentram nas mãos de poucos e a pobreza fica para muitos. Aqui em nosso país usa-se a palavra: ‘’ politicamente correto ‘’, ou seja (Vírgula) prega-se :‘’igualdade para todos’’, mas, (Sem vírgula) o que acontece na verdade, (Sem vírgula) é bem diferente do que é dito, uma boa parte da população não possui recursos financeiros para arcar com coisas imprescindíveis para um cidadão. (Reestruture as discussões iniciais e contextualize o tema com mais clareza)
É uma realidade, (Melhore o encadeamento textual) pessoas que vivem em estados sem emprego, se veem obrigadas a sair por falta de renda de trabalho (Melhore a construção dessa ideia) se encontrando em situação de pobreza, e acabam por emigrar para as grandes capitais, tendo um grande número de cidadãos concentrados nas capitais, pois procuram obter trabalho e assim viver dignamente, mas lhes faltam documentação para prosseguir com a oferta de trabalho e encontram essa dificuldade por haver custo (Melhore a apresentação dessa discussão). A questão de não terem documentos para ter acesso a seus direitos nos faz recordar daquela frase : ‘’Brasil, um país de todos!’’!, se intitula uma nação onde todos têm seus direitos preservados; (Vírgula) mas os brasileiros que aqui vivem não sentem que fazem parte desse país, pois o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) virou as costas para eles (Reelabore essa ideia).
(Melhore a estratégia coesiva) Certidão de nascimento não deve ter custo, já que esse documento é um direito do cidadão, no hospital mesmo pode realizar esse serviço (em instituições pagas se tem essa disponibilidade (Melhore a construção de sentido)), nos hospitais públicos pode-se instalar um cartório, ou até mesmo no cartório deve ter isenção de taxa, cobrar somente se for a segunda via de documentos para que nenhuma pessoa que nasça, (Sem vírgula) fique sem a certidão , e os outros que precisam fazer continuar esse trabalho na vara da infância e juventude. Não devem ter custo, pois é, (Sem vírgula) uma violação para com o ser humano, (Sem vírgula) negar a cidadania. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reelabore as discussões. Faça um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |