[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 21/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A certidão de nascimento é um documento imprescindível para a garantia da cidadania no Brasil. Entretanto, uma grande quantidade de pessoas não têm acesso a este registro na sociedade, se tornando, assim, "invisíveis" ao Estado. Isso não se explica somente pela situação financeira, econômica e social de cada indivíduo, mas também pelos problemas de locomoção da sociedade. (Explore mais as discussões iniciais)

A maioria das pessoas que não conseguiram o registro civil são pobres e de pele negra (Apresente dados), provenientes dos tempos da escravidão, onde, após serem libertadas do sistema escravagista, tiveram seu destino tomado sem um rumo para seguir, não conseguindo emprego nas cidades grandes e, assim, dando às suas vidas uma situação muito precária. (Parágrafo frasal. Explore mais as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Fator decorrente do anterior, a dificuldade de locomoção dessas pessoas também dificulta a garantia da cidadania, proveniente da localização das moradias desses indivíduos, residentes, em sua maioria, de bairros pobres e favelas, construídas irregularmente nas encostas dos morros brasileiros, geralmente distanciados dos centros das cidades, locais onde comumente se encontram os pátios de registro civil. (Parágrafo frasal. Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é necessário que o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, implante (Vírgula) nos bairros pobres e favelas, pontos para o registro civil das pessoas com dificuldade de locomoção, além de carreatas e outros meios que comuniquem essa implantação, para que, desse modo, o maior número possível de indivíduos possa garantir o acesso à cidadania no Brasil. (Parágrafo frasal. Proposta de intervenção incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200