A certidão de nascimento é um documento imprescindível para a garantia da cidadania no Brasil. Entretanto, uma grande quantidade de pessoas não têm acesso a este registro na sociedade, se tornando, assim, "invisíveis" ao Estado. Isso não se explica somente pela situação financeira, econômica e social de cada indivíduo, mas também pelos problemas de locomoção da sociedade. (Explore mais as discussões iniciais)
A maioria das pessoas que não conseguiram o registro civil são pobres e de pele negra (Apresente dados), provenientes dos tempos da escravidão, onde, após serem libertadas do sistema escravagista, tiveram seu destino tomado sem um rumo para seguir, não conseguindo emprego nas cidades grandes e, assim, dando às suas vidas uma situação muito precária. (Parágrafo frasal. Explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Fator decorrente do anterior, a dificuldade de locomoção dessas pessoas também dificulta a garantia da cidadania, proveniente da localização das moradias desses indivíduos, residentes, em sua maioria, de bairros pobres e favelas, construídas irregularmente nas encostas dos morros brasileiros, geralmente distanciados dos centros das cidades, locais onde comumente se encontram os pátios de registro civil. (Parágrafo frasal. Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é necessário que o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, implante (Vírgula) nos bairros pobres e favelas, pontos para o registro civil das pessoas com dificuldade de locomoção, além de carreatas e outros meios que comuniquem essa implantação, para que, desse modo, o maior número possível de indivíduos possa garantir o acesso à cidadania no Brasil. (Parágrafo frasal. Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |