Ao longo do tempo, o acesso às mais diversas documentações nacionais tornou-se cada vez mais necessário para o convício em sociedade, enquanto cidadãos. Sabe-se que, no Brasil, para garantir esse acesso, é preciso possuir o primeiro documento da vida - a certidão de nascimento. No entanto, muitos brasileiros não desfrutam desse direito, sendo considerados invisíveis perante ao Estado. Assim, convém analisar uma das causas dessa problemática - a ineficiência estatal -, bem como sua principal consequência: a exclusão social. (Muito bem. Formulou a tese)
Dessa maneira, cabe ressaltar que a ineficácia do Estado impulsiona a invisibilidade civil. O registro de nascimento é essencial para um cidadão brasileiro; (Vírgula) por isso, em 1997, a lei nº 9534 tornou-o gratuito para toda a população. Porém, tal feito não resolveu o problema por completo, visto que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 3 milhões de pessoas não são registradas. Logo, é necessário encontrar caminhos para resolver esse empecilho. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a problemática em pauta gera, como consequência direta, a restrição social. Sabe-se que, para retirar outros documentos, como o título de eleitor e a carteira de trabalho, é obrigatório portar a certidão de nascença. Assim, aqueles que são socialmente invisíveis não têm acesso a essas documentações, além de não poderem se matricular em instituições de ensino ou se inscrever em benefícios oferecidos pelo governo (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, é urgente encontrar a solução para um problema tão limitante.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a fim de melhorar as condições de vida da parcela da população atingida pelo problema, cabe ao Estado descobrir quais são os impedimentos para a retirada da documentação, e combatê-los. Outrossim, deve também promover ações que conscientizem, eduquem e demonstrem a importância de tal registro. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtivdade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |