A Ditadura Militar no Brasil, que ocorreu entre os anos de 1964 a 1985, foi marcada pelo seu caráter autoritário. Durante esse período houve a utilização de Atos Constitucionais, o mais famoso deles o AI-5. (Truncamento) Que estabeleceu total poderes ao governo para eliminar opositores e a suspensão dos direitos políticos. Nessa perspectiva percebe-se que a invasão (Reveja a seleção lexical) de direitos humanos por meio do apagamento dos cidadãos é presente da sociedade brasileira desde o século passado. Assim, mostra-se relevante pensar na ausência do registro de nascimento, uma vez que a invisibilidade da comunidade miserável e da população negra configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
De início, é notório destacar que as pessoas carentes sofrem danos morais e materiais, porque sem a certidão de nascimento são impossibilitados de tirar documentos como: CPF, Carteira de Trabalho e outros (Reelabore essa discussão). (Truncamento) Visto que perante a falta do primeiro registro de vida, para o Estado esses seres não existem. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais cabe ressaltar que o povo preto é uma das maiores vítimas dessa situação. Esse contexto envolve o racismo estrutural do país, em virtude da escravidão que sempre colocou essa etnia como escanteio. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje na falta de registros dos negros. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Com o objetivo de alterar essa problemática, é dever do Estado brasileiro realizar a conscientização dos cidadãos por meio de propagandas que mostrem as consequências negativas acarretadas pela falta da certidão. Outrossim, cabe ao Ministério dos direitos humanos promover políticas públicas a partir da inclusão de grupos minoritários. Somente assim as pessoas viraram virarão cidadãos. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |