Muito mais que um registro - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 20/12/2021

Status:

Corrigida
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A Ditadura Militar no Brasil, que ocorreu entre os anos de 1964 a 1985, foi marcada pelo seu caráter autoritário. Durante esse período houve a utilização de Atos Constitucionais, o mais famoso deles o AI-5. (Truncamento) Que estabeleceu total poderes ao governo para eliminar opositores e a suspensão dos direitos políticos. Nessa perspectiva percebe-se que a invasão (Reveja a seleção lexical) de direitos humanos por meio do apagamento dos cidadãos é presente da sociedade brasileira desde o século passado. Assim, mostra-se relevante pensar na ausência do registro de nascimento, uma vez que a invisibilidade da comunidade miserável e da população negra configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Muito bem. Formulou a tese) 

De início, é notório destacar que as pessoas carentes sofrem danos morais e materiais, porque sem a certidão de nascimento são impossibilitados de tirar documentos como: CPF, Carteira de Trabalho e outros (Reelabore essa discussão). (Truncamento) Visto que perante a falta do primeiro registro de vida, para o Estado esses seres não existem. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais cabe ressaltar que o povo preto é uma das maiores vítimas dessa situação. Esse contexto envolve o racismo estrutural do país, em virtude da escravidão que sempre colocou essa etnia como escanteio. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje na falta de registros dos negros. (Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Com o objetivo de alterar essa problemática, é dever do Estado brasileiro realizar a conscientização dos cidadãos por meio de propagandas que mostrem as consequências negativas acarretadas pela falta da certidão. Outrossim, cabe ao Ministério dos direitos humanos promover políticas públicas a partir da inclusão de grupos minoritários. Somente assim as pessoas viraram  virarão cidadãos.​​​​​​​ (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200