Liberdade. Cidadania. Respeito. Legitimidade. Humanidade. Esses são somente alguns dos preceitos assegurados pelo Estado no que se refere à inserção do indivíduo nas relações socioespaciais brasileiras. Nesse viés, tais premissas são contempladas pelos cidadãos aferidos pela legislação nacional e efetivados conforme os documentos legais. Contudo, contemporaneamente, no Brasil, devido à ineficiência estatal e a segregação estrutural (Muito bem. Formulou a tese) fica evidente a ocorrência de entraves relacionados à invisibilidade de registros oficiais na a qual impede que a sociedade goze, em sua plenitude, dos seus direitos e deveres civis.
Diante disso, é profícuo destacar a exclusão social vigente e como esse estigma patriarcal interfere nas composições espaciais. Em vista da afirmativa supracitada, a pátria possui marcas de um racismo ramificado em bases estruturais (Melhore a apresentação dessa discussão). Dada a conjuntura (Vírgula) pode ser demonstrada pelo levantamento da historiadora Escóssia F.M (Vírgula) a na qual em sua tese de doutorado foi afirmado, através de uma experiência perceptiva, a concentração de indivíduos negros nas filas para o reconhecimento da cidadania. Partindo desse pressuposto, é fato público e notório, além de empiricamente comprovado, a segregação socioespacial vigente e seus efeitos na sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido ressaltar a infrutuosidade governamental em cumprir seu papel de agente interventor e inclusivista. Dessa forma, o país possui um acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) em que ficou inferido um plano de metas sustentáveis a serem alcançadas até o ano de 2030, o Marco legal 2030. Assim sendo, a participação social na expansão dos vieses do estatuto civil é um dos objetivos oficiais do tratado mencionado. Contudo, a realidade hodierna de mecanismos exclusivistas e o preconceito etnocêntrico torna a contemplação plena do desenvolvimento supracitado uma realidade distante para o brasileiro. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por efeito disso, é necessário implementar, na prática, mudanças atingíveis e aplicáveis que visem erradicar a invisibilidade civil na federação nacional. Portanto, é mister que o governo federal, por intermédio do Marco Legal 2030 e da legislatura atual, introduza manejos administrativos abrasivos nos centros de registros civis, a fim de evitar filas e descontentamento no atendimento nos locais de aferimento de documentos. Ademais, a escola (Vírgula) como maior agente social, por meio do corpo pedagógico, pode apresentar palestras e atividades pautando o respeito e a inserção positiva dos diferentes grupos étnicos na sociedade, a fito de amadurecer discentes conscientes e acautelados. Em virtude das ações mencionadas, espera-se que a população obtenha seus documentos pessoais e seus direitos citadinos.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |