Atualmente (Vírgula) é necessário documento de identificação para praticamente tudo, consultas, para estudar, para entrar em certos locais. A certidão de nascimento é o primeiro documentos civil que portamos, a partir dele tiramos os demais documentos. Mas, quantas pessoas não possuem o registro civil? (Reestruture as discussões iniciais)
Milhares de pessoas não têm a certidão de nascimento. O problema se mostra complexo, pois, (Sem vírgula) "a lei n° 9.534 de 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil". Dando enfoque de que o problema não é apenas financeiro. O problema se torna ainda mais impressionante, pois, (Sem vírgula) adultos e idosos também não possuem seu registro civil. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A certidão nos naturalizar e desde o primeiro dia nos torna cidadãos (Problemas na construção de sentido). Nos dá direitos e deveres de acordo com o código civil. Assegura a liberdade de expressão, direito à moradia, comida e educação. Sem esse documento nos tornamos invisíveis, seres sem direitos,inexistentes. Para ser cidadão é necessário o registro civil. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) medidas como, (Sem vírgula) campanhas para registro civil em bairros mais pobres ajudaria muitos que, por exemplo, não está em condições para locomoção. A questão "o que nos torna cidadãos?", (Sem vírgula) não deveria dar tanta importância a um único documento. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |