Júlia Alves Nunes - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 13/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente (Vírgula) é necessário documento de identificação para praticamente tudo, consultas, para estudar, para entrar em certos locais. A certidão de nascimento é o primeiro documentos civil que portamos, a partir dele tiramos os demais documentos. Mas, quantas pessoas não possuem o registro civil? (Reestruture as discussões iniciais)

Milhares de pessoas não têm a certidão de nascimento. O problema se mostra complexo, pois, (Sem vírgula) "a lei n° 9.534 de 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil". Dando enfoque de que o problema não é apenas financeiro. O problema se torna ainda mais impressionante, pois, (Sem vírgula) adultos e idosos também não possuem seu registro civil. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) A certidão nos naturalizar e desde o primeiro dia nos torna cidadãos (Problemas na construção de sentido). Nos dá direitos e deveres de acordo com o código civil. Assegura a liberdade de expressão, direito à moradia, comida e educação. Sem esse documento nos tornamos invisíveis, seres sem direitos,inexistentes. Para ser cidadão é necessário o registro civil. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) medidas como, (Sem vírgula) campanhas para registro civil em bairros mais pobres ajudaria muitos que, por exemplo, não está em condições para locomoção. A questão "o que nos torna cidadãos?", (Sem vírgula) não deveria dar tanta importância a um único documento. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200