O registro de nascimento é obrigatório no Brasil. Além disso, as pessoas que não possuem este documento não são consideradas cidadãs, tendo todos os seus direitos corrompidos. O problema figura no fato de que o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) devia ter sua emissão gratuita, mas não se aplica na prática. O resultado são milhões de pessoas invisíveis na sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Vale ressaltar que este problema não afeta somente a população adulta; (Vírgula) isto é, a certidão de nascimento é primordial para a emissão de outros documentos, como o CPF, a carteira de trabalho, o título de eleitor, entre outros; (Vírgula) mas sim todas as faixas etárias, uma vez que nem mesmo as crianças podem se matricular na escola. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, esta é uma barreira que impede não só a visibilidade destas pessoas para o Estado, mas também a execução dos seus direitos quanto cidadãos, seres humanos (Essa discussão precisa ser mais explorada). É irrisório o ato de "classificar" pessoas apenas tendo como base um documento em que não há se quer sequer suas leis sendo executadas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, tendo em vista a seriedade deste problema, é dever do Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da Economia, reconhecer a existência destas pessoas e reestabelecer seus direitos, além de elaborar projetos de inclusão das mesmas na sociedade, como o aumento de oportunidades de emprego e moradia. Só assim este empecilho poderá ser erradicado da sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |