[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 12/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O registro de nascimento é obrigatório no Brasil. Além disso, as pessoas que não possuem este documento não são consideradas cidadãs, tendo todos os seus direitos corrompidos. O problema figura no fato de que o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) devia ter sua emissão gratuita, mas não se aplica na prática. O resultado são milhões de pessoas invisíveis na sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

Vale ressaltar que este problema não afeta somente a população adulta; (Vírgula) isto é, a certidão de nascimento é primordial para a emissão de outros documentos, como o  CPF, a carteira de trabalho, o título de eleitor, entre outros; (Vírgula) mas sim todas as faixas etárias, uma vez que nem mesmo as crianças podem se matricular na escola. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, esta é uma barreira que impede não só a visibilidade destas pessoas para o Estado, mas também a execução dos seus direitos quanto cidadãos, seres humanos (Essa discussão precisa ser mais explorada). É irrisório o ato de "classificar" pessoas apenas tendo como base um documento em que não há se quer sequer suas leis sendo executadas. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, tendo em vista a seriedade deste problema, é dever do Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da Economia, reconhecer a existência destas pessoas e reestabelecer seus direitos, além de elaborar projetos de inclusão das mesmas na sociedade, como o aumento de oportunidades de emprego e moradia. Só assim este empecilho poderá ser erradicado da sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200