De acordo com a Constituição federal de 1988 (Vírgula) é considerado cidadão todo aquele que nascer vivo dentro dos limites do território brasileiro, todavia, esse direito é violado diariamente no país. Tal problemática é causada pela dificuldade de acesso a serviços de qualidade e à falta de conhecimento sobre o assunto por parte da população, devido ao mau atendimento nos cartórios públicos do país e a ineficácia na aplicação do tema cidadania nas escolas brasileiras. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, o atendimento de má qualidade nos cartórios brasileiros prejudica a realização de registros civis. Pode-se averiguar tal fato por uma notícia divulgada em 2020 pelo jornal G1, a qual retrata que uma mulher foi expulsa de um cartório no interior do país, após receber diversos insultos de uma funcinária. Tal acontecimento demostra-se inperdoável a funcionários públicos e, além de violar o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição federal, representa grande ineficássia inceficácia nessa área do sistema púplico brasileiro. (Explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a aplicação ineficaz do assunto "cidadania" nas escolas do país impede que a população reconheça a necessidade do documento primário e da aplicação da cidadania. É possivel confirmar essa ineficiência por meio da análise da nova Base Nacional Comum Curricular, na qual fica explícito que o tópio cidadania deve ser comentado de forma superficial nas escolas brasileiras, principalmente na Ensino Fundamental, e retira da grade curricular do terceiro ano do ensino médio a disciplina de "Sociologia", que na antiga Base Nacional deveria destacar o tópico nessa etapa educacional (Melhore a apresentação dessa discussão). É inegável que essas modificações prejudicam o senso de cidadania brasileiro. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o acesso a serviços de má qualidade e a aplicação ineficás do assunto "cidadania", na educação básica, impedem a realização de regitros civis e a garantia de acesso a mesma no Brasil. Assim, é dever do Ministério da Educação aprimorar a aplicação do tópico "cidadania" nos currículos escolares, por meio da Base Nacional Comum Curricular, para que o direito à cidadania seja efetivado e garantido, conforme legislado pela Constituição federal de 1988. (Faltou apresentar o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |