[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 10/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição de 1988 assegura que todos os cidadãos brasileiros possuem direito à cidadania. Nesse contexto, é perceptível a existência da problemática onde diversos indivíduos não possuem a certidão de nascimento, dando ênfase no silenciamento do tema e no pensamento arcaico como principais causadores desse impasse. (Melhore a contextualização do tema)

Émile Durkheim defendia a teoria de que o cidadão só saberá agir quando souber o contexto em que está inserido. Desse modo, temos que a falta de informação e influência sobre esse tema contribuem para a formação de indivíduos incapacitados de exercer a sua cidadania. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) O sociólogo brasileiro Chico Buarque ressaltava que no Brasil atual ainda está enraizado um pensamento patriarcal, escravista e colonial. Nesse sentido relaciona-se esta teoria com a realidade onde muitos cidadãos não fazem questão de possuir sua documentação em dia (Vírgula) pois acreditam que tenha pouca ou quase nenhuma funcionalidade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, fazem-se necessárias medidas para resolver o empecilho de modo que, (Sem vírgula) seja proporcionada pelo Ministério da Cidadania em conjunto com a mídia campanhas para fornecer informações à cerca acerca dos direitos e deveres de cada cidadão, assim contribuindo para a diminuição da existência de pessoas sem registro no Brasil.. (Uso inadequado da pontuação. Não apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200