[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 10/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direito. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira uma vez que a sociedade negligencia a garantia de acesso à cidadania no Brasil. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da insuficiência legislativa e da ineficiência governamental. (Muito bem. Formulou a tese) 

Sob esse viés, pode-se apontar como fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação da cidadania. Tal inefetividade é nítida no acesso ao registro civil, visto que 1,15 milhões de pessoa (Vírgula) só no Sudeste (Vírgula) não possuem a certidão de nascimento. Assim, é urgente que à “cidadania de papel” de que o jornalista falou, seja superada. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém tal responsabilidade não está sendo honrada quanto a garantia de acesso à cidadania, visto que o governo não está tomando atitudes que mudem a situação. Assim (Vírgula) para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. (Reestruture e explore a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Por isso, o poder público deve criar politicas públicas, por meio de investimentos em debates para que todos vejam a importância do registro civil, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda (Vírgula) contar com pesquisas públicas, para entender e priorizar as reais necessidade de pessoas que não têm garantia de acesso à cidadania. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Melhore a construção de sentido).

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200