Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direito. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira uma vez que a sociedade negligencia a garantia de acesso à cidadania no Brasil. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da insuficiência legislativa e da ineficiência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação da cidadania. Tal inefetividade é nítida no acesso ao registro civil, visto que 1,15 milhões de pessoa (Vírgula) só no Sudeste (Vírgula) não possuem a certidão de nascimento. Assim, é urgente que à “cidadania de papel” de que o jornalista falou, seja superada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém tal responsabilidade não está sendo honrada quanto a garantia de acesso à cidadania, visto que o governo não está tomando atitudes que mudem a situação. Assim (Vírgula) para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. (Reestruture e explore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Por isso, o poder público deve criar politicas públicas, por meio de investimentos em debates para que todos vejam a importância do registro civil, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda (Vírgula) contar com pesquisas públicas, para entender e priorizar as reais necessidade de pessoas que não têm garantia de acesso à cidadania. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Melhore a construção de sentido).
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |