A "Instituição Zumbi" na realidade - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 07/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro " Vidas Secas" (Vírgula) de Graciliano Ramos, os personagens Fabiano e Sinha têm dois filhos que são chamados de "filho mais velho" e "filho mais novo", assim nomeados porque não possuem certidão de nascimento e consequentemente não são reconhecidos como cidadãos. Fora do contexto literário, temos atualmente no Brasil pessoas sem registro civil, com isso não possuem os direitos (Dê alguns exemplos) como cidadão. Dessa maneira, é urgente mitigar a negligência do Estado e analisar a postura da mídia nesse problema. (Muito bem. Formulou a tese) 

Antes de tudo, é necessário verificar o papel do Estado. O sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de "Instituição Zumbi", segundo o qual a arena pública perdeu sua função social, mas manteve sua forma. Nesse sentido, o poder público valida essa afirmação (Vírgula) já que tem lei que oferece gratuitamente a certidão de nascimento no Brasil, contudo não é feita as devidas divulgações para a sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, isso deixa uma parcela da população sem o registro civil.

(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, é importante questionar a mídia. A Constituição federal do Brasil visa garantir os direitos dos cidadãos- dentre eles saúde, moradia, educação-, entretendo  entretanto quando a pessoa não possui registro civil ela fica exclusa dessas garantias. Nesse viés, a mídia como difusora de informações era pra  deveria veicular como é importante ter a certidão de nascimento. Todavia, é difícil encontramos esse tipo de conteúdo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a união entre Estado e mídia é essencial para a resolução dessa mazela. Portanto, o governo, no exercício de sua função social, deve debater com os cidadãos sobre a importância de possuir o registro civil, por meio de palestras nas comunidade, a fim de termos um futuro que todos tenham seus registros e possam ser reconhecidos como cidadão. Assim, podemos contrariar o conceito de " Instituição Zumbi" proposta por Zygmunt. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200