[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 06/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Roma Antiga, existia uma série de limitações à cidadania e, dentre os indivíduos excluídos, destacavam-se as mulheres, os estrangeiros e os escravos. No atual contexto brasileiro, não existem tais restrições, mas existem outras problemáticas que impedem o pleno exercício da cidadania, como a ausência de documentação pessoal por uma expressiva parcela da população. Dentre as causas, destaca-se a negligência por parte das autoridades governamentais, o que provoca a invisibilização dos indivíduos afetados. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

O autor Gilberto Dimenstein destaca, em sua obra “Cidadão de Papel”, que as leis garantem os direitos aos cidadãos, mas, na realidade, estes encontram obstáculos para, efetivamente, desfrutarem do que lhes foi prometido. A indiligência estatal constitui-se, portanto, de um fator para a manutenção da inacessibilidade a documentos essenciais aos brasileiros que encontram-se (Partícula atrativa) em tal vulnerabilidade (Essa discussão precisa ser mais explorada). É inadmissível que as autoridades deixem de dar atenção a um problema tão sério, tanto em relação à necessidade de promoção de discussões, quanto à adoção de ações que visem mitigá-lo.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é possível notar a ampla proporção dessa situação de marginalização social. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), em 2015, haviam mais de 2,9 milhões de brasileiros que não possuíam Certidão de Nascimento e a região que mais apresentou tal índice foi o Sudeste, com uma taxa de 38,3%. Esse é um dado preocupante, quando leva-se em conta que diversos serviços sociais exigem tal documentação, como os de saúde, educação, eleições, moradia e distribuição de renda. Logo, torna-se evidente a desumanização das pessoas que encontram-se (Partícula atrativa) nessas condições, sendo urgente a tomada de medidas em prol de uma efetiva solução.

(Boa estratégia coesiva) Cabe, portanto, ao governo federal, em parceria com os governos estaduais e as prefeituras municipais, promover eventos de grande alcance popular para a emissão de documentos, como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Esses eventos devem ser anunciados em meios midiáticos, como TV, rádio e redes sociais, além de serem ofertados veículos coletivos exclusivos, para os habitantes de regiões de difícil acesso, a fim de proporcionar uma maior abrangência. Dessa maneira, as pessoas terão, realmente, a devida garantia de respeito a seus direitos como cidadãos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200