Uma nova era - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 06/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que, (Sem vírgula) poucas pessoas no país têm acesso ao registro civil no Brasil, mesmo sendo gratuito poucas pessoas têm interesse de registrar os filhos, (Justaposição) segundo a Constituição federal de 1988, artigo5 (Dois pontos) “são gratuitos o direito à certidão de nascimento a quem comprovar que não possui renda “, dessa forma que o governo disponibilizar e assim dá um incentivo aos pais. (Melhore a contextualização do tema) 

(Reveja o elemento coesivo) Além disso,muitas pessoas são descriminadas pela cor, quase não têm oportunidades e muita desigualdade, pelo artigo 5 “ a prática do Racismo é um crime inafiançável “, mas eles esquecem que são cidadãos como eles(o registro é importante a mãe tire desde nascimento,para que a criança cresça portadora de todos os documentos necessários, para ter uma boa estrutura na vida social,até que tire seu título de eleitor muito importante para votar nas eleições.) (Uso inadequado da pontuação. Problemas na construção de sentido e incoerência nas discussões) 

(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil sendo o 5 país mais populoso do mundo, tendo mais mulheres do que os homens na sua população, ainda a dificuldade financeira afeita afeta muito os brasileiros (Problemas na construção de sentido), principalmente na região Nordeste do país, no certao  sertão a fome e a desigualdade social afeta,é um índice muito alto de criança sem registro sem ter a certidão, muitas das vezes morrem e são internadas como indigentes por não ter sequer um nome . (Incoerência nas discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma (Vírgula) chega-se a conclusão que, (Sem vírgula) a à certidão de nascimento é importante para todos (Vírgula) pois um registro trás traz dignidade e uma qualidade de vida para todos, um futuro brilhante e nos dias de hoje têm várias oportunidades gratuitas e benefícios para todos. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore a discussão por meio de um projeto de texto. Evite uma discussão tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200