[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 04/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que (Vírgula) desde o nascimento, os pais registraram seus filhos para mostrar a existência da criança na sociedade. Entretanto, muitas dessas crianças também acabam não sendo registradas no dia que nascem e são "deixadas para depois". (Reestruture e formule a tese) 

Antes de 1997, uma taxa era cobrada aos indivíduos que fossem fazer uma certidão de nascimento, e como esperado, muitas pessoas não conseguiam ou não tinham dinheiro para pagar. Até hoje, as pessoas que — antes de criarem uma lei permitindo que a certidão fosse gratuita —, não conseguiram ter seus registros, sofrem como " pessoas inexistentes". (Reestruture a discussão apresentada. Abordagem superficial) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sem identidade, carteira de trabalho ou mesmo título de eleitor, nada disso é feito sem uma certidão de nascimento, os indivíduos sem a posse deste documento são como fantasmas. (Melhore a coesão textual) E por mais que atualmente a certidão não seja cobrada, muitos pais acabam esquecendo do registro da criança ou apenas querem que seus filhos sejam registrados em outro estado ou país por exemplo (Reformule essa discussão). Além disso muitas pessoas que antes da criação da lei não tiveram sua certidão, não procuram fazer e "deixa para lá", se tornando invisíveis. (Abordagem limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que é de se esperar uma ação governamental alertando essas pessoas sobre a falta de identidade delas e as consequências que podem acabar gerando com isso (Melhore a construção dessa ideia). Jornais, programas e internet podem ajudar a passar as informação informações. E, de fato, também é necessária a consciência dos próprios indivíduos sobre seus documentos pessoais. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200