[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 03/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O direito à cidadania não é submetido somente ao voto, mas sim pelo cumprimento da Constituição federal exigido pelo cidadão (Melhore a construção dessa ideia). No entanto, no que tange ao direito à documentação pessoal - é dever do Estado em disponibilizar com eficiência - não se encontra efetivado, visto que a alta demanda de pessoas sem o registro civil, (Sem vírgula) torna-se preocupante no Brasil. Logo, um dos fatores que contribuem para está problemática é a burocratização do requerimento da documentação e da negligência do Estado em incentivar indivíduos, principalmente em estado crítico de pobreza. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, é importante destacar o papel constitucional e social dos órgãos regulamentadores, relacionando-o com os direitos humanos para a democracia de um país. Entretanto, a burocracia em adquirir a documentação pessoal diferem dos direitos e deveres exigidos pela Constituição. De acordo com o livro ''Cidadão de Papel'' (Vírgula) de Gilberto Dimenstein, em que faz uma crítica e uma reflexão sobre a verdadeira democracia implicada na conquista e efetividade dos direitos sociais, políticos e civis, caso contrário a cidadania permaneceria inerte no papel (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse sentido, o direito do indivíduo se encontra somente no papel, pois o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) é desestimulado perante à dificuldade do requerimento, aumentando assim os índices da falta de registro civil no Brasil. 

(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é imprescindível frisar que os moradores de rua se encontram invisíveis diante aos olhos da sociedade, e também, (Sem vírgula) do Estado. Essa invisibilidade se dá ao fato do morador de rua não se encontrar inserido na sociedade, pois são datados como marginalizados e (Vírgula) por isso, devido aos estereótipos dados pela sociedade optam em não recorrer aos seus direitos como cidadão. Ademais a negligência do Estado em incentivar a garantia ao acesso à cidadania para os necessitados também colabora para este atual cenário em que o Brasil se encontra. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário apresentar algumas sugestões para mitigar esses entraves. Para tanto, cabe ao Ministério da Cidadania - responsável pelas políticas de desenvolvimento social - (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) em simplificar, desburocratizando os requerimentos dos registro civis por meio de alterações nas etapas do processo e de fiscalizações periódicas de desempenho dos funcionários nos respectivos órgãos para que os direitos dos cidadãos sejam efetivados com eficiência e rapidez. Outrossim, compete ao Estado em incentivar (Vírgula) por meio de campanhas ao registro civil, para que moradores de rua que podem não ter o conhecimento de tal fato, possam começar a serem conscientizados. Somente assim se tornariam mais céleres os procedimentos e proporcionaria o aumento da garantia de acesso à cidadania no Brasil.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200