Garantia de acesso à cidadania - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 03/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 5º da Carta Magna de 1988, (Sem vírgula) prevê que todos os cidadãos são iguais em direitos e deveres. Contudo, essa realidade não é vista no atual cenário brasileiro, haja vista que milhões de brasileiros não possuem documentos de registro civil, tendo, dessa forma (Vírgula) seus direitos à cidadania violados (Especifique-os), sendo menosprezados pelos políticos e invisíveis mediante aos problemas sociais que enfrentam. (Formule a tese)

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que muitas das pessoas que possuem a garantia à cidadania restrita fazem parte da camada mais vulnerável da sociedade, residindo em comunidades carentes, fato esse que acentua o desprezo e a falta de políticas públicas eficazes por parte do Estado (Melhore a apresentação dessa ideia). Essa realidade pode ser contemplada no livro "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus, no qual, em sua narrativa diária (Vírgula) a autora relata as dificuldades de se viver na maloca e o descaso dos políticos que somente se importam em visitar esses lugares em época de eleições para o ganho de votos. Dessa forma, medidas devem ser tomadas pelo governo para que haja um exercício pleno da cidadania por todos os moradores do Brasil. (Melhore a relação entre o tema e a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, deve-se lembrar que no artigo 6º da Constituição de 1988 é garantido o acesso da população à saúde, à educação, ao lazer e outros. Porém, uma vez que a pessoa não possui seu documento de registro civil, ela acaba por não poder desfrutar desses direitos que a ela são assegurados. Tal problemática é muito bem exemplificada na obra "O cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, uma vez vez que o autor disserta sobre o fato de que muitos dos artigos que são tratados pela Constituição não possuem aplicação plena na realidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Por isso, é necessária uma maior fiscalização para o acesso da população à Constituição cidadã.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal, juntamente com a colaboração do Poder Executivo e Legislativo (Vírgula) deve realizar uma maior fiscalização do cumprimento e garantia do direito à Constituição, por meio de audiências públicas, nas quais os prefeitos das cidades deverão apresentar relatórios trimestrais sobre ações dos órgãos públicos que estejam garantindo o acesso à cidadania. (Truncamento) Para que assim possa existir uma sociedade mais justa e igualitária. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200