091104 - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O conceito de cidadania surgiu na Grécia Antiga e dizia respeito ao direito de participação nas decisões políticas. Nesse período, eram considerados cidadãos apenas os homens livres nascidos naquela localidade. Mesmo o conceito de cidadania tendo mudado com o tempo (De que maneira?), ainda existem indivíduos que se encontram excluídos do papel de cidadão, numa situação de invisibilidade civil. Esse problema, muito recorrente do Brasil, é causado principalmente pela desinformação populacional e falta de acesso à cartórios. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, é importante salientar que muitos brasileiros desconhecem a relevância do registro civil. A baixa divulgação (Vírgula) por parte do governo (Vírgula) das consequências desse problema somado à ignorância de uma parte da população sobre o assunto são motivos que levam vários adultos a não registrarem seus filhos. (A discussão precisa ser mais desenvolvida) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas pessoas não possuem acesso fácil a locais para a realização do registro civil. Pode-se citar (Vírgula) como exemplo, comunidades que se encontram distantes de zonas urbanas, dificultando o acesso a (Não ocorre crase antes de plural) cartórios. Não obstante, aqueles que moram em locais muito afastados ou isolados podem carecer de meios de transporte, impossibilitando o registro das crianças. (A discussão precisa ser mais desenvolvida) 

(Boa estratégia coesiva) Diante desse contexto, torna-se necessário a realização de medidas para diminuir os casos de invisibilidade civil. Portanto cabe ao Estado realizar a conscientização da população por meio de campanhas publicitárias que apresentem as consequências desse problema. Outrossim, faz-se essencial a criação de um programa de extensão, realizado pelo governo federal, para o registro de populações mais afastadas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais a tese ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200