O conceito de cidadania surgiu na Grécia Antiga e dizia respeito ao direito de participação nas decisões políticas. Nesse período, eram considerados cidadãos apenas os homens livres nascidos naquela localidade. Mesmo o conceito de cidadania tendo mudado com o tempo (De que maneira?), ainda existem indivíduos que se encontram excluídos do papel de cidadão, numa situação de invisibilidade civil. Esse problema, muito recorrente do Brasil, é causado principalmente pela desinformação populacional e falta de acesso à cartórios. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é importante salientar que muitos brasileiros desconhecem a relevância do registro civil. A baixa divulgação (Vírgula) por parte do governo (Vírgula) das consequências desse problema somado à ignorância de uma parte da população sobre o assunto são motivos que levam vários adultos a não registrarem seus filhos. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas pessoas não possuem acesso fácil a locais para a realização do registro civil. Pode-se citar (Vírgula) como exemplo, comunidades que se encontram distantes de zonas urbanas, dificultando o acesso a (Não ocorre crase antes de plural) cartórios. Não obstante, aqueles que moram em locais muito afastados ou isolados podem carecer de meios de transporte, impossibilitando o registro das crianças. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse contexto, torna-se necessário a realização de medidas para diminuir os casos de invisibilidade civil. Portanto cabe ao Estado realizar a conscientização da população por meio de campanhas publicitárias que apresentem as consequências desse problema. Outrossim, faz-se essencial a criação de um programa de extensão, realizado pelo governo federal, para o registro de populações mais afastadas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais a tese ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |