Registro Civil 01 - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia" ,do escritor inglês Thomas More, é retratada uma história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade brasileira, (Sem vírgula) é o oposto autor prega, uma vez que é preciso destacar a invisibilidade e Registro Civil para assegurar o acesso à cidadania no Brasil. Dessa forma, como é analisar e discutir a falta de governabilidade e importância dos registros principalmente aos indivíduos desfavorecidos socioeconomicamente como um dos fatores que corroboram para a problemática em questão (Melhore a construção de sentido).

Vale ressaltar, de início, que uma das causas do questionamento é a carência do Estado em em confirmar uma vida digna. Segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", os governantes para se manter no poder, (Sem vírgula) devem operar à procura do bem universal. Todavia, o governo está a romper com essa paridade, visto que no país há cerca de 2,5 milhões de pessoas invisíveis de acordo com IBGE (Desenvolva a sigla) em 2015, por conseguinte nota-se a negligência dos responsáveis em certificar a documentação da "Nação". Sendo assim, é inadmissível que tal situação perdure, caso contrário, o número de cidadãos em Registro Civil tende a subir lamentavelmente no país.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, enfatizar pessoas desfavorecidas financeiramente (Melhore a construção de sentido), além disso, de uma educação digna corrobora para o aumento do problema. Consoante a Constituição cidadã de 1988 no artigo terceiro, é confirmado a erradicação dos conflitos e problemas sociais no território nacional. Entretanto, percebe-se a cidadania do país está a ser omitida, posto que não há hegemonia que é preciso em pleno século XXI em discorrer a invisibilidade do indivíduo, na qual Constituição federal deve promover o bem-estar social para haver isonomia do "povo brasileiro". Diante disso, é inaceitável que as pessoas continuem excluídas da sociedade, logo traz problemas gravíssimos para o desenvolvimento nacional do Brasil. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, uma iniciativa das autoridades competentes para garantir a inclusão da população brasileira. Para isso, Ministério da Justiça - cujo objetivo é confirmar documentação corretamente do povo - deve fazer nas regiões mais vulneráveis do Brasil em bairros periféricos e comunidades carentes ,por exemplo, campanhas para o registro cidadãos por meio de carros, Vans e ônibus que farão a documentação no local, outrossim, com pessoas especializadas no assunto para que haja um ótimo plano de logística para concretização da ação. Nessa lógica, o intuito é dar visibilidade e confirmar o direito do cidadão, além do mais, cabe ao Ministério Educação prover instrução necessária para verificar o comprometimento do Estado Federal aos registros de todos os indivíduos, assim garantindo a sua cidadania, já que Thomas More discorreu uma sociedade perfeita sem importunos sociais. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200