Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil<13> - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O termo cidadão designa aquele que, sendo membro do Estado, goza de direitos civis e políticos garantidos pelo governo. Assim, para que o status de cidadão seja alcançado, o primeiro passo, mínimo, a ser cumprido é o registro civil do indivíduo, logo nos primeiros dias de seu nascimento. Caso isso não ocorra, em termos legais, é como se a pessoa não existisse, isto é, há uma completa invisibilidade do cidadão, impedindo que ele tenha garantido o acesso à cidadania, ou seja, aos direitos fundamentais fornecidos pelo Estado, como os benefícios sociais e a saúde. (Formule a tese) 

Em primeira análise, a falta de certidão de nascimento impede que a pessoa tenha acesso a qualquer outro tipo de documento, como documento de identidade ou cadastro de pessoa física. Nesse sentido, as implicações dessas simples práticas, ainda que crucial, obrigação legal são múltiplas, podendo ser mencionada a impossibilidade de acesso a benefícios sociais, por exemplo, o auxílio emergencial, pago a famílias de baixa renda- esse público se encaixam na questão de não terem o registro civil-, uma estratégia de mitigação do aprofundamento da desigualdade social provocada pela pandemia da covid-19. Então sem qualquer assistência do Estado, essas pessoas- uma população considerável, infelizmente, de cerca de 3 milhões- são abandonadas por não terem, pelo menos, uma certidão de nascimento. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, além de não conseguirem obter benefícios sociais, as pessoas sem registro civil também não conseguirão acesso ao sistema de saúde. Dessa forma, todo esse problemático não poderá realizar procedimentos simples, como consultas, internações, medicamentos ou, até mesmo, vacinação. Nesse aspecto, ainda levando em conta o contexto pandêmico, há ao menos uma dupla tragédia na vida dessas pessoas: a econômica e a sanitária, pois as vacinas já em distribuição e aplicação no país em prevenção à COVID-19 não chegarão a essas pessoas. Dessa forma, estão vulneráveis a mais um problema: um vírus de proporções mundiais, uma vez que pandêmico. (Resstruture) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a falta de registro civil invisibiliza pessoas e lhes nega o direito a fazerem parte da sociedade como cidadão, sendo-lhes negados direitos, em particular, benefícios sociais e saúde. Portanto, é de extrema importância que os órgãos públicos- como o Ministério da Cidadania- se engajem, por meio de uma força-tarefa, com o propósito de mapear a população sem registro civil, agindo com celeridade, com o intuito de concederem a ela esse documento. Por conseguinte, essas pessoas passarão à condição de cidadã, tendo direito a fazer parte do Estado, acessando benefícios sociais, saúde e todos os direitos necessários ao bem-estar social. (Faltou um elemento da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200