No Brasil, a certidão de nascimento é o primeiro documento feito após o nascimento de uma criança.Documento que valida a cidadania e garante os direitos civis, apesar de sua extrema importância, milhões de brasileiros não possuem tal documento, tornando-os invisíveis perante o Estado e à margem da sociedade. (Explore com mais produtividade)
Em primeira análise, vale ressaltar que o documento de certidão de nascimento dignifica o ser,fazendo com que ele exista oficialmente para o Estado. Segundo estudos feitos pelo IBGE (Desenvolva a sigla), o Brasil possui números absurdos de pessoas sem certidão, passando dos 1,5 milhões em todo o país, saindo em disparado o Sudeste e o Nordeste. Desse modo, vê-se que tal problemática necessita-se de atenção. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, os direitos dos cidadãos brasileiros como: saúde, segurança e educação; (Sem ponto e vírgula) lhes foi concedido a partir da Constituição de 1988,documento jurídico mais importante do país. Apesar disso,para tais direitos serem assegurados (Vírgula) como o ato de matricular-se em uma instituição de ensino, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento, sendo documento obrigatório para retiraros demais documentos civis. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,medidas deverão ser tomadas para mudar essa realidade. Cabe ao governo e ao Poder Legislativo criarem e aprovarem uma lei que torne obrigatório o registro imediato após o nascimento. E que o governo recrute as crianças e adultos sem documento e os leve para o cartório para retirar a certidão. Assim caminhando para ter a cidadania no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |