Invisibilidade e registro civil:garantia de acesso à cidadania no Brasil - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988- o  documento de maior importância jurídica no Brasil, em seu artigo 6°, garante a todos o direito e a cidadania (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, a pessoas sem os documentos e sem registro na sociedade será o indivíduo sem seu valor. Nesse viés, cabe ao órgão governamental (Especifique-o) e a omissão familiar a tomar conhecimento do assunto e da garantia a cidadania no Brasil. (Melhore a apresentação das discussões. Formule a tese) 

(Reveja o elemento coesivo) Diante disso, o órgão governamental poderia implantar a leis, (Sem vírgula) que garantam além do registro de nascimento o primeiro mais importante assim (Problema na construção de sentido), podendo retirar outros documentos que é de grande valia para os cidadões (Vírgula) como Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e o Cadastro da Pessoa Física ( CPF) (Reelabore essa discussão). Na lei N° 9534 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil. (Melhore a construção de sentido)

(Reveja o elemento coesivo) Dessa forma, a omissão familiar e procura seus direitos diante da invisibilidade em garantia do registro geral (Problemas na construção de sentido). Desse modo, garantir seus direitos e tornar o indivíduo cidadão dentro da sociedade ou fora dela, seja ela criança, adolescente e  pessoa da terceira idade. Além disso, proporcionando benefício com matrículas em instruções escolares e oportunidade de vida. (Reelabore) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a invisibilidade das pessoas no país brasileiro o percentual é alto (Problemas na construção de sentido). Com vês  Convém ao Estado junto com o Prefeito municipal com a ação de extrema importância para a sociedade garantirem que o registro, (Sem vírgula) seja disponibilizado  a todos, por meio de cartório gratuitamente. Afim  A fim de diminuir o pesentual e a garantir que todos tenha seu documento em mãos garantido também pelas  pessoas carentes  que não podem pagar para ter  o seu registro de nascimento. A Constituição garantir os direitos de todos, tendo o direito a sua documentação.​​​​​​​ (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Melhore a construção de sentido. Evite uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200