Quando falta importância, a ignorância vence - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Esse problema de documentação é político e cabe ao Estado resolver. Se o governo tem em seus bancos de dados uma estimativa que existe um milhão oitocentos e cinco mil brasileiros sem o registro civil (Melhore a construção dessa ideia). Logo, ele tem acesso à informação. Não resolve porque a maioria dessas pessoas são pobres e invisíveis ao poder público. Para todos os governos, municipal, estadual e federal. Essa população carente vai gerar mais gastos aos cofres públicos por isso é melhor que continue invisível (Cuidado com essa afirmação. Lembre-se: é um direito! Reelabore a discussão apresentada).

Cada governo tem seu senso e seus mecanismos de informação. E por que não cumpri com seu dever e fazer a documentação de seu povo carente e ignorante. Uma pessoa sem registro de nascimento não existe para o poder público. E se ela cometer um crime? Como será punida? Se ela não existia até cometer o crime como passa a existir? É sabido que desde 1997 todo brasileiro ao nascer ganha do país o registro de nascimento. (Truncamento) Mas para que esse benefício chegue até ele, a mãe terá que ter o filho em uma maternidade. Mas, (Sem vírgula) para ser paciente de uma maternidade pública ou privada a parturiente tem que ter um documento com foto. Logo, por falta de documento esse direto será negado à mãe e ao inocente que vai nascer. (Reelabore a discussão apresentada) 

(Melhore a estratégia coeisva) Assim, a invisibilidade se torna um caminho sem fim. O renascido também não será registrado (Vírgula) já que sua mãe não é. Com isso não será vacinado, não terá acesso à saúde pública. E também não frequentará uma escola para buscar um futuro melhor através da educação. Enquanto isso na sala da injustiça o poder público que é o responsável por essa crueldade. (Truncamento) Nada faz, fez ou fará enquanto essa situação absurda não se tornar de vez responsabilidade dos governos, estadual, municipal e federal. (Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Logo, fica evidente a necessidade de resolver essa negligência. Não é mais possível aceitar que cidadãos brasileiros tornem -se apátridas dentro de seu próprio país. 1.805.000,00 de pessoas sem cidadania, é muita gente para não ser percebida nem assistida por seus representantes. O Congresso Nacional deve elaborar uma lei fazendo  tornando obrigatório a documentação de todos os nascidos vivos. Com palestras em cada povoado deste país, explicando para a comunidade a importância de existir legalmente. Paralelo a isso, fazer mutirão das secretarias de segurança pública de cada município para assim tirar toda documentação e de graça. É dever do governo federal saber qual é o número real de habitantes e quais as suas necessidades para assim tentar resolver suas demandas. A ignorância não pode vencer. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reelabore as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200