[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 02/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a filósofa estadunidense Judith Butler, as vidas são precárias e invisibilidade dos cidadãos com a ausência de registro civil maximiza a precariedade da vida, fator que não permite que o indivíduo goze de uma realidade digna, acarretando em problemas sociais e econômicos tanto para o Estado quanto para a pessoa. Diante disso, é necessário avaliar as consequências dessa problemática no Brasil. (Formule a tese com clareza) 

A priori (A banca não reconhece "a priori" como elemento coesivo), documentos como identidade e certidão de nascimento são de suma importância para promover uma vida de qualidade. A Constituição federal de 1988 garante o direito à cidadania a fim de assegurar que todos possuam dignidade, entretanto, longe da teoria isso não se concretiza. O número de pessoas que não possuem documentos adequados cresce a cada dia, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015 somente na região Sudeste, aproximadamente 1,15 milhão de pessoas não apresentavam registro de nascimento, tal fato inviabiliza o indivíduo a realizar diversas atividades como frequentar escola, ter acesso à saúde, participar de benefícios governamentais, entre outros. Dessa forma, a falta de tais recursos impossibilita uma vida digna para os afetados, de maneira que acarreta em diversos obstáculos para alcançar esse ideal. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a deficiência de políticas públicas eficazes gera uma série de problemas econômicos, sociais e educacionais. O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano afirma que para modificar a sociedade é preciso conhecê-la. De forma análoga com o cenário brasileiro, a invisibilidade dos cidadãos sem documentos não torna possível o Estado conhecer a realidade desses indivíduos, dificultando na ação de projetos que minimizem a precariedade da vida. Ante ao exposto, além de atingir de forma direta na organização estatal, os cidadãos “invisíveis” são impedidos de participar da sociedade, seja por falta de acesso ao ambiente escolar ou ao trabalho, o que consequentemente afeta financeiramente na vida dessas pessoas que não possuem meios de garantia à renda e muitas vezes não são completamente alfabetizados. Logo, a criação de medidas para atenuar esse problema é indispensável. (Explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é de extrema importância ações para anular a invisibilidade e garantir o acesso à cidadania no Brasil. O Estado juntamente com o Ministério da Cidadania devem implementar programas para regularizar a situação dessas pessoas e criar campanhas para dar visibilidade para essa problemática. Ao desejo que, dessa forma, a realidade seja modificada, os direitos assegurados e a precariedade da vida minimizada. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200