Desde 1997 o registro civil é gratuito no país, porém muitos brasileiros não possuem o documento que afirma sua existência para o Estado. Desse modo, os sujeitos podem perder o acesso a benefícios, como a chance de se matricular em instituições escolares e também sofrerem a invisibilidade social. Logo, é necessário enfrentar tal problema reduzindo suas causas e consequências. (Melhore a contextualização do tema)
Dentro desse contexto, é importante destacar a dificuldade financeira da população como um dos fatores que contribuem com a ausência de documentação. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 1 milhão de pessoas da região Sudeste não têm registro civil. Isso ocorre porque o Brasil foi construído com as "colunas" da desigualdade socioeconômica, resultando na redução de renda àqueles colocados à margem da sociedade (Explore mais essa discussão), como os negros e indígenas. Assim, é lamentável que o Brasil continue exercendo a desigualdade social.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade social figura como uma das consequências da falta de documentação pessoal. Isso acontece porque o indivíduo não tem sua própria identidade e acaba sendo definido por alguns apelidos e nomes que causam constrangimentos. Dessa forma, a tese de São Tomás de Aquino: "todas as pessoas devem ser taratadas com a mesma importância" estaria sendo quebrada em relação àqueles que não têm documentos. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável pela promoção dos direitos aos indivíduos, (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) realizar buscas ativas nas cidades, por meio de verbas públicas, para encontrar aquelas pessoas que não têm certidão de nascimento e registro geral e, assim, selecionar dias específicos nos cartórios para obter tais documentos. (Excelente. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore a discussão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |