Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso a cidadania no Brasil - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“ O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele”. A afirmação atribuída pela filósofa francesa Simone de Beauvoir se encaixa bem com a invisibilidade e acesso civil, já que muito que a problemática citada é o fato da sociedade aprender a conviver com o problema (Melhore a construçãoa dessa ideia). Logo, é direito de todo cidadão brasileiro ter o registro civil em mãos desde os primeiros dias de vida, porém a dificuldade financeira e os costumes da Antiguidade vividos pelos cidadãos brasileiros contribui para o alarmante cenário. (Reestruture) 

Em uma primeira análise, é imperativo que apesar do registro ser gratuito, ainda existe pessoas que não o têm, seja por dificuldades financeiras ou por falta de acessibilidade, ambos representados pelos moradores de rua ou de lugares com difícil acesso a cartórios (Reestruture essa discussão). No entanto apenas no Sudeste brasileiro existe mais de um milhão de pessoas sem o registro de nascimento (Vírgula) segundo dados do R7. Todavia se faz substancial a mudança desse caso. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, pode-se afirmar que na Antiguidade as pessoas não tinham fácil acesso à certidão de nascimento, pois, (Sem vírgula) apenas depois de 1997 esse documento passou a ser gratuito. Entretanto, na contemporaneidade existe algumas pessoas que se adaptaram a viver sem o documento que abre as portas para cidadania. Assim já dizia a filósofa alemã Hanna Arendt (Vírgula) em sua teoria “Banalidade do Mal” (Vírgula) que a sociedade passou por um processo de massificação e já não percebe os problemas . Portanto, é nítido que a garantia de acesso à cidadania é um direito de todos, mas que ainda é um problema que passa despercebido na vida dos cidadãos brasileiros. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, medidas para resolver o impasse da invisibilidade e acesso civil no Brasil são necessárias. O governo federal (Vírgula) por meio de parcerias com a mídia social, deve criar campanas com o uso de panfletos e de veículos de comunicação, a fim de incentivar a população a ter seu documento civil. Além disso, o governo federal deve fazer parcerias com empresas de transporte público a fim de levar o acesso do cartório para as pessoas. Com essas medidas espera-se que todas as pessoas tenham garantia da cidadania. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200