[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A promulgação da Constituição federal de 1988 assegura, aos cidadãos brasileiros, o benefício de usufruir dos direitos civis, como por exemplo, o amparo de  a serviços de saúde e o acesso à educação. Sob esse viés, a garantia dessa cidadania é direcionada a pessoas da comunidade nacional, contudo, há uma grande preocupação para com os habitantes que não portam documento oficial de registro no país, problema esse ocasionado pela falta de acesso (Melhore a construção dessa ideia), logo, responsável por acarretar consequências como a baixa qualidade de vida. (Melhore a contextualização do tema) 

Primordialmente, sendo o registro de nascimento o documento considerado oficial para o Estado, o dificultoso acesso a locais apropriados para expedição dessa certidão é o principal fator para o desconhecimento de inúmeros indivíduos, uma vez que, (Sem vírgula) moradores de áreas mais precárias não conseguem se deslocar até tais pontos desse serviço. Em vista disso, essa problemática torna-se explícita de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que evidencia que as regiões periféricas têm a maior concentração de gente sem reconhecimento oficial. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, esse fator é alarmante e prejudicial, visto que, (Sem vírgula) a ausência desse recurso impossibilita tais pessoas de desfrutar de serviços essenciais (Especifique-os) para uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, essa consequência é exposta em um episódio da série "Greys Anatomy", original Netflix, em que, (Sem vírgula) uma senhora não conseguia uma consulta médica devido à falta de identificação. (Explore mais a discussão) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é visível que para garantir o acesso á à cidadania no Estado Federativo faz-se necessário o reconhecimento registrado oficialmente. Desse modo, cabe ao governo federal, juntamente com o Ministério da Cidadania (Vírgula) disseminar postos para expedição da certidão de nascimento, por meio de ônibus, vans e demais meios de transportes equipados com aparelhos tecnológicos, assim, esses veículos podem se deslocar até as áreas mais afastadas e, consequentemente, registrará mais pessoas. Logo, essa ação (Vírgula) além de melhorar a qualidade de vida dessa população, auxiliará no cumprimento mais eficaz da Constituição federal. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200