MBTF - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na música ´´Construção``, do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, a indiferença estatal em relação ao povo brasileiro fica explícita no trecho: ´´Morreu na contramão atrapalhando o tráfego``. Paralelamente, tal coisificação ainda faz-se presente hodiernamente: o direito à cidadania está sendo vilipendiado, invisibilizando indivíduos, em especial os mais vulneráveis socialmente, os quais não têm acesso ao registro civil. Dessa forma, percebe-se que esse imbróglio é advindo da inoperância governamental e que, se não solucionado, pode contribuir com a marginalização de grupos minoritários. (Muito bem. Formulou a tese) 

Sob esse viés, a distribuição não democrática do registro civil implica em uma sociedade menos igualitária. Assim sendo, é válido ressaltar que é assegurada pela Carta Magna nacional, no artigo 5º, a indistinção dos componentes do tecido social. É notório, portanto, que a carência de certidão de nascimento - principal documento brasileiro - sofrida por parte da população (Vírgula) revela a violação dos direitos constitucionais. Além disso, a falta de documentação também expõe a desigualdade social vigente no país, a qual atua como instrumento segregatório. Desse modo, é imperioso que o poder público promova a igualdade no Brasil. (Delimite e explore com produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, consequentemente, diversos outros direitos são desrespeitados. A obra ´´Cidadão de Papel``, do autor Gilberto Dimenstein, ilustra essa realidade na qual as leis não são concretizadas, permanecendo ´´no papel``. Tal situação acarreta danos diversos à população, visto que a observância dos direitos populares é crucial para a manutenção de uma qualidade de vida satisfatória. Assim, a falta do reconhecimento oficial do cidadão implica em uma série de prejuízos para este, o qual fica impossibilitado de acessar serviços básicos, como educação, emprego e moradia, indispensáveis para uma vivência digna. Dado o exposto, nota-se a necessidade de uma melhor execução dos conteúdos propostos nas leis. (Explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Dessarte, urge que o Poder Executivo, responsável pela concretização legal, (Muito bem. Apresentou o detalhamento do agente) cumpra essa função, tornando a certidão de nascimento mais acessível. Para tanto, o Estado deve investir em serviços mais rápidos e melhor distribuídos espacialmente, objetivando atender com êxito aos anseios do povo, assim como promover a igualdade. Outrossim, é dever do Ministério da Educação, como instância máxima dos aspectos educacionais brasileiros, democratizar as escolas, por meio da construção de novas instituições de ensino, a fim de garantir educação de qualidade aos socialmente marginalizados, diminuindo, assim, a desigualdade social. Dessa forma, a canção ´´Construção`` não mais representará a configuração brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200