"O Brasil é um país do futuro", afirmou Stefan Zweig em uma de suas primeiras vindas à nação. Judeu e austríaco, o escritor fugiu do seu país no auge do comando Adolf Hitler, e encontrou uma segunda morada no território brasileiro. (Reveja a progressão de ideias) Entretanto, quando se observa a ausência de pessoas com certidão de nascimento no país, identifica-se que o presságio não saiu da teoria. Diante dessa perspectiva, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
Em uma primeira análise, é fundamental apontar a falta de assistência governamental a esses cidadãos como impulsionadora dessa situação, visto que grande parte das pessoas que sofrem com esse problema não possuem uma condição social favorável. Nesse sentido, sem o apoio necessário, dificulta-se que esses indivíduos consigam conquistar seus direitos. (Reestruture. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que a pouca visibilidade na mídia contribui para a permanência dessa questão. Isso faz com que os envolvidos nessa problemática não se sintam representados, pois se houvessem campanhas destinadas à divulgação dessa ocorrência, um grande número populacional se sentiria encorajada a lutar pela sua cidadania. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo federal em parceria com os meios midíaticos devem dar assistência a esses cidadãos, por meio de uma campanha publicitária que visa informar e mobilizar a população. Essa campanha buscaria informar pontos e horários para a retirada da documentação, além de mobilizar voluntários para propagar essas informações nas ruas, a fim de que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto e consigam obter seu registro de nascimento. Espera-se, com essa medida, que mais cidadãos tenham acesso à documentação pessoal. (A proposta de interveção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema. Explore a discussão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |