[Sem título] - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal, elaborada em 1988, apresenta a tese de que todos os cidadãos (Vírgula) na forma da lei ,apresentam direitos sociais,a exemplo,saúde,educação,proteção e cidadania. Diferente da teoria defendida pela Carta Magna,hodiernamente,um problema tornou-se notório:a invisibilidade pela falta de registro civil,a qual não garante o acesso à cidadania no Brasil.Essa problemática é potencializada pelo desconhecimento do tema pela população devido à pouca visibilidade nas mídias e o baixo nível de escolaridade da malha social afetada (Muito bem. Formulou a tese). Nesse viés,tornam-se necessárias ações conjuntas dos diversos órgãos competentes na tentativa de mitigarem o imbróglio.

Nesse cenário,em primeiro plano,a baixa veiculação do assunto nos meios de comunicações é uma das explicações para o grande contigente populacional afetado. Prova disso são os horários de programações, os quais raramente expõem a necessidade da documentação como forma de reconhecimento pelo Estado (Reestruture essa discussão). Por conseguinte, o tecido social que enfrenta o problema não adquire conhecimento da necessidade da retirada dos documentos.Corroborando essas ideias,o filósofo John Locke advogava a tese de que "o homem é uma tábula rasa,portanto aprende pela experiência".Posto isso,pela falta de tratamento da temática nas áreas midiatícas não adquire conhecimento da importância dos registros pessoais. (Melhore a apresentação da discussão) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante pontuar que o nível de escolaridade baixo contribui para a persistência da invisibilidade e a falta de acesso à cidadania na nação brasileira. Nessa perspectiva,devido às defasagens de acessos aos serviços de educação, as pessoas não procuram ativamente os órgãos de retiradas de registros,por não saberem escrever ou ler. Consequentemente, o homem pela falta de ensino não adquire consciência da sua condição de ser reconhecido pelas leis.Nessas ideias,o filósofo Immanuel Kant afirrmava que, "o homem só torna verdadeiramente homem pela educação,ele é aquilo que a educação faz dele".Isto é,pelo aprendizado a tomada de decisões processa-se naturalmente,sem a ajuda de terceiros. (Melhore a apresentaçã da discussão) 

(Boa estratégia coesiva) Destarte,urge que o governo federal,instância máxima de poder encarregada de tomar decisões públicas,em parceria com as diversas mídias,como a TV,rádio e redes sociais,instaure a retratação do tema invisibilidade e registro civil,por meio de orientações de especialistas e relatos de cidadãos que compartilhavam da mesma situação dos afetados,e paralelamente,o Ministério da Educação deve, (Sem vírgula) ampliar o ensino para áreas de poucas infraestruturas,com o efeito de garantir o acesso à cidadania para os invisiveis sociais.Assim,os direitos da Constituição federal farão presentes. (A proposta está completa) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200