....lyn - Banco de redações


Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enviada em: 01/12/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O “Mito da Caverna” trata da importância de conhecer a realidade para chegar a criticidade. Hoje, pode-se relacionar a alegoria de Platão com a invisibilidade de pessoas no Brasil, que muitas vezes não têm o acesso de ao seu registro de nascimento. Dessa forma, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que persiste devido não só a insuficiência legislativa, mas também ao silenciamento. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse sentido, em primeiro lugar, evidencia-se que a insuficiência legislativa é um grande responsável pela complexidade do problema. Para o filósofo J. Lock, “As leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei é preciso que ela seje planejada para melhorar a vida as pessoas em sua aplicação. No entanto, a lei que tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil não tem sido suficiente, uma vez que ainda é muito comum ter que pagar para ter a garantia desse direito, prejudicando em especial todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfentada é a falta de debate. O filósofo Foucault defendeu que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Dessa maneira, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate sobre as dificuldades do acesso à cidadania no cenário brasileiro, tema que tem sido silenciado. Assim, sem diálogo sério de massivo (Problemas na construção de sentido) que elevem o nível de conhecimento da população sua resolução é impedida. (Melhore a construção de sentido)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o direito à cidadania passe a fazer parte da sociedade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para isso, é preciso que a Rede globo - mídia de grande audiência– desenvolva uma reportagem sobre as dificuldades do acesso à cidadania no Brasil, por meia de entrevistas com as vítimas desse problema, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tais reportagens podem, ainda, ser apresentadas em horários nobre. Paralelamente, é preciso intervir sobre a insuficiência legislativa presente no problema. Desse modo, as pessoas sairiam da caverna e passariam a enchegar  enxergar a realidade brasileira. (Melhore a proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200