O combate à LGBTfobia - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na novela "A Força do Querer", escrita por Glória Perez, é exposto o drama vivido pela personagem Ivana que passou pelo processo de reversão sexual e enfrenta muito preconceito até mesmo a chegar a ser agredida na rua por LGBTfóbicos. Esse é apenas um exemplo de inúmeros casos que ocorrem todos os dias no Brasil, que é o país que lidera o ranking de países com mais registros de violência contra transgêneros. (Formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apontados acima, é notória a importância de medidas para combater a transfobia, e quais seriam essas medidas? Bom primeiramente, precisamos ter em mente que a transfobia é fruto da herança cultural, ou seja, já está enraizado na sociedade, como já dizia Albert Einstein "É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito". (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator existente que precisamos levar em consideração é que a transfobia gera diversos problemas na vida dessas pessoas, como a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, muitos não conseguem emprego e os poucos que arranjam sofrem preconceito, desde seus colegas até seus superiores. E ainda tem muitos trans que têm dificuldades em concluir o ensino médio e chegar a fazer uma faculdade, e a principal causa é o preconceito, um exemplo claro desse preconceito é a falta de respeito em relação ao nome social, um retrato disso é que a inclusão do nome social no CPF (Desenvolva a sigla) passou a ser adotada no Brasil somente em 2017. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, de acordo com os fatos apontados acima, se faz necessário, por meio do Poder Legislativo (Vírgula) um projeto de leis contra todos os tipos de violência, desde física até psicológica, que são praticadas contra a comunidade LGBT (Desenvolva a sigla). Outro meio que pode ser utilizado para combater a transfobia são as mídias, que podem criar redes de inclusão e apoio onde toda a sociedade discuta e converse a respeito dos grupos LGBT, para que seja então criada na sociedade uma consciência de respeito a todos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200