A IMPORTÃNCIA DA ÁGUA

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 20/08/2020

PUBLICIDADE

COM BASE NO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO (SNIS), 35 MILHÕES DE BRASILEIROS (Vírgula) CERCA DE 17% DA POPULAÇÃO (Vírgula) AINDA NÃO TEM ACESSO A ÁGUA TRATADA. ESSE É UM NÚMERO MUITO CRíTICO, QUE ESTÁ EM SUA MAIOR PARTE DISTRIBUÍDO ENTRE A POPULAÇÃO DO NORDESTE. (Contextualize o tema e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) EM JUNHO DESSE ANO (Sem vírgula) O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, (Sem vírgula) PARTICIPOU DA INAUGURAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DE UM TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO, (Sem vírgula) PARA LEVAr ÁGUA PARA MILHARES DE NORDESTINOS, QUE SÃO CASTIGADOS COM A SECA EXTREMA NESSA REGIÃO. EM MEDIDAS COMO ESSAS PODE-SE VER QUE O GOVERNO DO PAIS ESTÁ DE CERTA FORMA TENTANDO AMENIZAr O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA, QUE AFETA ESSA REGIÃO DO NORDESTE BRASILEIRO. (Desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) ALÉM DA SECA (Vírgula) A FALTA DE ÁGUA, (Sem vírgula) FAZ COM QUER OS HABITANTES DESSA REGIÃO UTILIZEM LíQUIDO CONTAMINADA DE AÇUDES E POÇOS, CAUSANDO DOENÇAS PARA A POPULAÇÃO QUE AS CONSOME. MEDIDAS COMO ESSA MENCIONADA ANTERIORMENTE SÃO DE MUITA IMPORTÂNCIA, POIS, (Sem vírgula) TRAZem MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA ESSA POPULAÇÃO. (Não se relaciona diretamente com o tema proposto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) COMPREENDE-SE (Vírgula) ENTÃO, QUE PROJETOS COMO O DECLARADO, (Sem vírgula) SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE HAJA UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS BENEFICIADAS E ASSIM POSSAM ATENDER A GRANDE POPULAÇÃO DO NORDESTE. OS HABITANTES TAMBÉM DEVEM SER ORIENTADOS A PARTIR DE PALESTRAS SOBRE O RACIONAMENTO DE ÁGUA E COMO PODEM ARMAZENA A ÁGUA QUE SOBRA DO DIA-A-DIA dia a dia.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES