Lucratividade Primeiro - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com os filósofos integrantes do período filosófico da Escola de Frankfurt, a ideologia capitalista de mercado originou o que eles denominam "Indústria Cultural", a qual simplifica e padroniza a cultura, transformando-a em mercadorias impostas às massas como necessidade. Diante disso, observa-se o intento de empresas privadas em monopolizar, também, o saneamento básico no Brasil. Porém, esta não é a solução para o problema de distribuição do serviço, uma vez que tarifas serão encarecidas e periferias negligenciadas, visto que o objetivo do setor privado é gerar lucro, e não, (Sem vírgula) prestar serviços essenciais, objetiva-se, portanto, transformar o saneamento em igual mercadoria. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É evidente que o setor privado dispõe de capital para investimento, no entanto, a aplicação deste, (Sem vírgula) visa, prioritariamente (Vírgula) a geração de mais dinheiro. Como observado na segunda fase da Revolução Industrial, com a fusão entre capital industrial e financeiro e o aparecimento de grandes empresas, o que se almeja é o monopólio de produção e enriquecimento. Com isso, a privatização desse serviço indispensável custará caro à população, devido ao encarecimento das tarifas de tal benefício, além de que populações de municípios mais vulneráveis serão desprezadas, posto que o foco das grandes empresas são centros urbanos como São Paulo, onde o lucro dos investidores é garantido. (Argumentação limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ao optar-se pela privatização, o mínimo esperado do serviço, (Sem vírgula) é excelência, visto as condições orçamentárias disponíveis, porém não é isto o que algumas localidades brasileiras têm recebido. Ao passo que, (Sem vírgula) a cidade de Manaus, por exemplo, tem um histórico de vinte anos de gestão privada, conta com apenas 12,5% de cobertura de esgoto, o que implica em mais de seiscentas mil pessoas sem acesso à água potável (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, evidencia-se, como a ideologia monopolista e excludente do sistema capitalista, (Sem vírgula) deixa inegáveis questionamentos quanto a eficiência da privatização de tal serviço essencial.

(Boa estratégia coesiva) Assim colocado, conclui-se que a privatização do sistema de saneamento não resultará em consequências consideravelmente benéficas. Para o aprimoramento do acesso a tal serviço pelo povo, é preciso que o presidente da república (Boa. Apresenta o agente), juntamente com os ministérios do Desenvolvimento Social e Casa Civil, organizem a redistribuição da verna direcionada ao setor e habilitem os governos municipais a orientarem o controle do serviço nos respectivos municípios, através da sanção de Medidas Provisórias como experiência, a virarem lei, se efetivarem-se eficientes. Certamente, o saneamento básico é mais que manejamento de esgoto, contribui para a manutenção da saúde pública e sustentabilidade do planeta, portanto requere atenção constante, e de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado. 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore mais os argumentos apresentados ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200