Privatização do saneamento básico, uma discussão social e política - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A privatização torna-se uma discussão inerente diante do descaso o qual o fraco saneamento básico impera no Brasil. Haja vista que o governo e a gestão política não interferem conjecturas eficazes para melhorar um simples sistema de esgoto em um bairro periférico, medidas mercadológicas e capitalistas de intervenção privada proliferam em meio ao problema e, dessa forma, traduzem discussões a respeito da igualdade de acesso a um direito básico e denunciam ações governamentais ainda pacíficas diante de uma necessidade higiênica da população menos favorecida. (Contextualizou o tema, no entanto não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Então, a desestatização vem para minimizar os impactos negativos do problema atual e, embora argumentos contrários perpetuem aumento de impostos ou taxas a pagar por um saneamento básico digno, caberá ao Estado regulamentá-las e definir integração e acessibilidade ao qualquer cidadão pagador de impostos. Por conseguinte, é definida na Constituição brasileira de 1988 o direito à saúde, por assim dizer, é fulcral garantir ações sanitárias qualitativas, mas isso não acontece como revelado pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE por meio do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, em 2015. (Discussões pertinentes, mas estão muito expositivas)

(Boa estratégia coesiva) Logo, às vezes não faltam pesquisas acadêmicas ou projetos sanitaristas de estudiosos para desenvolver um espaço organizado, saudável e notório para quaisquer populações, mas é perceptível quão fracas são as políticas públicas. Por isso, diante do desastre organizacional e político em manter uma normativa a qual venha beneficiar a saúde e a higiene da população, acham-se na solução de privatizar, medida essa positiva porque quando envolve mercado e capital, a tendência é entregar um ambiente melhor ao cliente ou pelo menos tentam. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais articuladas)

(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a privatização é uma resposta ao despreparo governamental em lidar com questões básicas da sociedade. Isto posto, soluções precisam engendrar resultados. Cabe ao Ministério das Cidades (Boa. Apresenta o agente), após a concretização da privatização do saneamento básico, regulamentar por intermédio de uma Medida Provisória – MP, uma lei pela qual venha integralizar e regulamentar qualquer forma de taxas altas ou medidas de custeios frente as novas empresas em prol do saneamento básico. Para tanto, além de democratizar qualidade, deve beneficiar famílias carentes e, dessa forma, perpetuar uma sociedade mais limpa e organizada. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200