Privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 20/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No ano 2000, Manaus privatizou setor de saneamento básico e hoje é considerado a pior 5° cidade no país (Melhore a apresentação dessa ideia). Dessa forma, percebe-se que a configuração do problema, no que tange a privatização do saneamento, concerne ao caos presente na situação apresentada. Nesse contexto, evidencia-se que a privatização das empresas públicas podem ocasionar graves problemas como o aumento da conta da água e desigualdade social, além de doenças por falta da água potável. (Boa. Formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que o aumento da água potável é um fator que pode acarretar graves problemas (Essa ideia está confusa). De acordo com o artigo 225 da Constituição, " todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à saúde e qualidade de vida". Em virtude disso, o encarecimento da água potável aumentará a desigualdade social, visto que, (Sem vírgula) as pessoas da periferia não terão como contribuir as empresas do setor que cobraram maiores impostos para o tratamento da água. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outra dificuldade que seria enfrentada é o aumento da contaminação da água em todo país. Em Manaus, apenas 12,5% do esgoto é coletado na cidade e cerca de 600 mil pessoas - o equivale a 27% da população- não tem acesso à água potável. Tal fato mostra que a privatização, (Sem vírgula) não é eficaz e só tornaria pior a situação do país, pois, a escassez de saneamento básico aumentaria a contaminação da água acarretando graves doenças para a população. (Argumentação limitada)
 
(Boa estratégia coesiva) A vista disso medidas são necessárias para o impasse. A partir dos argumentos apresentados, o Senado não pode aprovar a privatização do saneamento básico. Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Saúde ( MS) (Boa. Apresenta o agente) devem investir uma maior parcela dos impostos arrecadados com os impostos em obras e mananciais, além disso, fazer parceria com o Ministério da Educação (MEC) para promover palestras nas escolas sobre o assunto para os alunos. Assim, talvez, Manaus e outras cidades do país possam ter um saneamento digno. (A proposta precisa ser mais detalhada)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200