O saneamento básico no Brasil

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

A Noruega é referência em qualidade de vida e procedimentos básicos, que visam melhorar as condições sanitárias das cidades em relação, por exemplo, ao esgoto e água tratada. Em contrapartida, no Brasil o saneamento básico enfrenta muitos desafios para funcionar com eficácia. Dentre tantos fatores relevantes temos: a falta de investimentos e desinteresse do Governo em resolver a problemática, usando como solução a privatização do sistema de saneamento básico brasileiro. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, sabe-se que a implantação de ações governamentais sanitárias são imprescindíveis, principalmente, para moradores de regiões carentes, (Sem vírgula) que não possuem poder aquisitivo para pagar por esses serviços. De acordo com dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) (Vírgula) 1 em cada 4 pessoas residentes em comunidades não têm acesso ao saneamento básico. Além disso, outro problema relacionado é a poluição ambiental, pois os moradores acabam queimando os lixos ou jogando-os nos rios. Isso acontece porque não são feitos maiores investimentos e nem a formação de novas iniciativas eficazes (Vírgula) a fim de solucionar o problema. Dessa forma, a falta de investimentos para o saneamento básico torna-se um agravante para os problemas sociais e ambientais do país. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a privatização do sistema de ações sanitárias não é uma alternativa viável para cessar o impasse. Nesse viés, um exemplo é a Bolívia, que optou por privatizar o sistema de saneamento básico do país e passou a enfrentar altas nos índices de miséria e pessoas em condições de rua. Isso se deve ao aumento exorbitante dos impostos cobrados pelos serviços sanitários, que fez com que inúmeras famílias não pudessem arcar com os gastos, contribuindo para a elevação da pobreza no país. Assim, é de extrema importância que os governantes se responsabilizem em melhorar o setor, para que a população não fique à mercê das decisões das instituições privadas que visam apenas o lucro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar um sistema de saneamento básico de excelência no país, cabe ao Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) criar novas ferramentas de trabalho para contratar novos profissionais por meio de verbas governamentais que ajude a levar o serviço de saneamento básico aos lugares mais ermos (Vírgula) a fim de refrear as dificuldades enfrentadas pela sociedade. Só assim, o Brasil seguirá o exemplo da Noruega, tornando-se referência em qualidade de vida e dispondo de um dos melhores sistemas de saneamento básico do mundo. 

Comentários do corretor


Ótimas discussões! Só senti que a discussão ficou um pouco expositiva. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES