Problemas de gerações.

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Todos os seres humanos nascem livres e iguais.O artigo dos direitos humanos (Vírgula) pela Organização das Nações Unidas (ONU),permite refletir acerca que todos os cidadãos são idênticos a sociedade.Porém, quando abordado sobre saneamento básico e sua privatização é desigual, visto que, (Sem vírgula) áreas periféricas e aumentos de tarifas contribuíram para desigualdade.Desse modo, vale a reflexão sobre medidas para melhor aproveitamento de privatizar e não afetar pessoas mais pobres. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o saneamento básico sempre fez parte no histórico brasileiro. Por exemplo, em 1561 (Vírgula) Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço para abastecer a cidade do Rio de Janeiro.Entretanto, no contemporâneo, é notável em áreas carentes como periferia não há mudanças, sem tratamentos para água ou esgoto.Logo, locais precários não seriam beneficiados por empresas já que não renderiam lucro.Dessa maneira, para solucionar essas condições de vida é fundamental investimentos governamentais. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a Constituição da República Federativa de 1988, (Sem vírgula) assegura que todos os brasileiros têm direitos e deveres, dentre eles o saneamento básico na lei n 11.445/007. Todavia,com o aumento de tarifas em serviços, como exemplo, água devido a empresas particulares os pobres não poderá (Melhore a construção de sentido) pagar mais que o habitual pelo seu direito, consequentemente aumentando dívidas.Dessa forma,vale a reflexão para não prejudicar pessoas sem renda. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, com intuito de melhor adequar ao assunto de privatização do saneamento básico, não almejar o lucro, (Melhore a construção de sentido) é preciso enfatizar atenção aos mais pobres em dificuldades e locais carentes, dando auxilio para tratamentos básicos.Logo,todos brasileiros estarão preparados para melhores condições de vida e desenvolvimento urbano. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES